O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde na cidade de Catolé do Rocha, realizou na quinta-feira (15), à noite, uma cirurgia ortopédica de urgência em uma criança de quatro anos, que não precisou ser transportada para outra cidade para receber o atendimento adequado, graças à interiorização da assistência de saúde promovida pelo Governo da Paraíba. A cirurgia foi uma correção de fratura no cotovelo esquerdo e a criança já está em casa, após receber alta na tarde dessa sexta-feira (16).
Para a mãe da criança, a agricultora Edileide Alves Dantas, a assistência foi, de fato, muito rápida e boa. Arthur Henrique brincava em frente a sua casa, na tarde de quinta-feira e, por volta das 16h, sofreu uma queda e fraturou o cotovelo esquerdo. Entre o acontecimento e a realização da cirurgia de urgência, passaram-se pouco mais de duas horas. “A gente chegou no hospital por volta das 17h e antes das 20h ele já estava sendo operado. Só tenho a elogiar o atendimento e a rapidez com que meu filho foi atendido e muito bem cuidado. Foi um serviço excelente, eu só tenho a agradecer”, disse a mãe do paciente, que já teve alta na tarde dessa sexta-feira (16), menos de 24h após dar entrada no hospital.
O procedimento, segundo o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, foi um sucesso e mostra o quanto foi importante a implantação do serviço de cirúrgia ortopedia na unidade. “Com a oferta deste serviço, o paciente não precisou ser transportado de Catolé para outra cidade, pôde ser assistido de urgência e ter a resposta de sua demanda num curto espaço de tempo e de forma eficaz e eficiente”, destaca o médico, lembrando que desde novembro do ano passado o hospital passou a disponibilizar cirurgias ortopédicas.
Outros procedimentos – Essa semana, a unidade realizou ainda oito cirurgias eletivas, sendo quatro na quinta-feira (15) e outras quatro nessa sexta-feira (16), quando também foram realizado mais quatro partos. As cirurgias eletivas são realizadas todas as terças e quintas-feiras na unidade e, a cada 15 dias, também aos sábados. Excepcionalmente, por causa do carnaval, essa semana os procedimentos foram realizados na quinta e sexta-feira. Todas as cirurgias são marcadas via sistema RegNutes.
Foram realizadas histerectomias totais (remoção cirúrgica do útero e também retirada das trompas adjacentes e do ovário), colecistectomias (remoção da vesícula biliar), colpoperineoplastias (cirurgia que corrige as distopias genitais femininas – órgãos fora do lugar) e exerese de tumor de pele (remoção de lesões tanto em tumores benignos quanto malignos) em pacientes das cidades de Catolé do Rocha, Carrapateira, Joca Claudino, Mato Grosso, Diamante, Jericó e São Bento. Todos os quatro partos foram cesários.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de 6 mil atendimentos mensais e, desde novembro de 2023, se tornou referência também para procedimentos ortopédicos, consolidando assim a expansão do serviço para o Sertão paraibano.