Audiovisual: Gerador de Emprego e Renda. É com esta proposta que o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) anuncia sua segunda edição, que acontecerá gratuitamente entre os dias 26 de maio e 1 de junho. O lançamento oficial será na próxima quinta, 29 de fevereiro, às 11h, em uma coletiva de Imprensa, no auditório do Centro Administrativo Municipal de João Pessoa. O FestincineJP é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
O anúncio também marca a abertura das inscrições para as mostras competitivas e a mostra de cinema nordestino. Os interessados em participar podem se inscrever de 29 de fevereiro até o dia 29 de março pelo site oficial do evento (www.festincinejp.com.br), onde também estão disponíveis o regulamento e formulário de inscrição.
Quem pode se inscrever
As mostras competitivas são destinadas a produtores do Brasil e do mundo. Podem se inscrever filmes de longas e curtas metragens brasileiros, concluídos após primeiro de janeiro de 2023.
Em relação à produção paraibana, serão aceitos filmes concluídos a partir de primeiro de janeiro de 2022. Para os filmes estrangeiros, serão aceitos na competição produções concluídas a partir de 01 de janeiro de 2023.
Todos os filmes que vão compor a programação do festival serão selecionados por um júri técnico formado por atores e atrizes, produtores, exibidoras, distribuidoras, críticos e críticas, jornalistas e outros profissionais ligados ao setor audiovisual. As mostras competitivas contarão com 20 títulos, sendo dez curtas e dez filmes de longa-metragem. A lista de selecionados e a programação oficial serão divulgadas em maio. Os vencedores da segunda edição serão conhecidos no dia primeiro de junho.
Por dentro do FestincineJP
O FestincineJP foi criado em 2022 para fomentar o audiovisual na Paraíba, atrair novos negócios e oferecer espaços para internacionalizar a produção local. Nesta segunda edição, o evento quer unir oportunidades de negócios e a uma ampla programação de exibição de filmes.
Outra proposta do Festival é desenvolver políticas públicas para o mercado audiovisual, a exemplo da João Pessoa Film Commission, que tem o papel de atrair negócios e oferecer assistência para produções audiovisuais na capital paraibana.
Este ano, os homenageados do Festival são o ator Matheus Nachtergaele, o cineasta paraibano Bertrand Lira e o Coletivo Audiovisual Las Luzineides. O evento também ganhou mais dois dias de programação, voltada para potencializar a estrutura de ambiente de mercado, oferecendo produtos como rodadas de negócio, Lab audiovisual, oficinas e masterclass.
A programação do Festival ainda contará com palestras, seminários e debates. Todas as atividades realizadas de forma presencial serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube do FestincineJP.