A direção municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Santa Rita reconhece que errou ao ferir o estatuto partidário e a direção estadual da legenda anuncia que, na próxima semana, vai se reunir para debater o processo eleitoral, ouvindo o empresário Nicola Lomonaco, que pretende se filiar ao PCdoB e ser pré-candidato a prefeito da cidade, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, com cerca de 150 mil habitantes e detentora do terceiro maior colégio eleitoral da Paraíba.
“Tivemos uma reunião, na tarde dessa quinta-feira (29), em Santa Rita, com a direção municipal de lá. Foi uma reunião extremamente importante em que discutimos as questões do projeto eleitoral e também sobre a possível pré-candidatura do Nicola”, informa a presidente estadual do PCdoB na Paraíba, Gregória Benário. “A direção municipal reconheceu que feriu o estatuto”, ao anunciar o nome do empresário sem ouvir a direção estadual.
Gregória explica que qualquer discussão sobre chapas majoritárias e de filiações e pré-candidaturas de personalidades públicas das regiões têm que ser submetidas à direção estadual. “É preciso estar alinhado à direção estadual, como também a direção estadual consultar a Comissão Política Nacional acerca desses projetos, dos projetos eleitorais do partido. Isso é estatutário”.
E a presidente ainda destaca: “A reunião foi bastante proveitosa e se tratou um ponto extremamente importante: o cumprimento fiel do estatuto do partido que traz o centralismo democrático. E a direção municipal reconheceu esse erro neste momento e que vem agora na perspectiva de andar em diálogo com a direção estadual”.
Na reunião dessa quinta-feira, foi encaminhado que, na próxima quinta-feira (7), um novo encontro será realizado e, desta vez, com a presença do empresário Nicola Lomonaco, que tem o desejo em se filiar ao partido. “Vamos conversar com ele para entendermos sobre toda essa construção, do que ele pensa sobre Santa Rita e do que ele pensa como projeto eleitoral para a cidade de Santa Rita”, antecipa Gregória Benário que, na última segunda-feira (26), havia assinado uma nota oficial em que a Comissão Executiva Estadual do PCdoB na Paraíba desautorizava a filiação do empresário Nicola Majorana Lomonaco Segundo aos quadros da legenda, sem o conhecimento da direção estadual.