Neste dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Prefeitura de Campina Grande vai realizar o IV Encontro Municipal sobre o Autismo, que dá início à campanha Abril Azul, com ações voltadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também para toda a sociedade com palestras sobre o tema.
O encontro terá apresentação cultural, premiação com o Selo Azul para profissionais que se destacam na área e palestras de profissionais e de pessoas com TEA, além de outras ações. Entre os palestrantes estão a fonoaudióloga e diretora da Clínica Escola do Autismo AFETO, Paula Campos; a psicóloga Elis Amanda e o fisioterapeuta aquático do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Jônatas Nunes, que tem TEA.
O evento será realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 18h, sendo aberto ao público por meio de inscrição prévia em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRkeWXMXo7czyCRtOnzyY3OpVJyTi3Pxptm5sQ-6tqKl8JDg/viewform?usp=sf_link.
No dia 10 de abril será realizado o evento TEAcolho no Parque da Criança, das 7h30 às 10h30 e das 15h às 18h. Será um evento aberto aos autistas, profissionais e familiares, com as ações BrinquedoTEA, ExpoAutismo, TEAcnológica, Espaço Saúde, Mostra de Serviços, Espaço Ciência e Tecnologia, SensoriTEA, MotriTEA, Espaço Atenção Plena, Odontomóvel e Bem-estar e Autocuidado.
Como o evento TEAcolho vai acontecer nos turnos manhã e tarde, serão disponibilizados ônibus com passagem gratuita para as famílias do Complexo Habitacional Aluízio Campos, que é uma comunidade onde muitas crianças apresentam o TEA e precisam de assistência.
As ações envolvem as Secretarias Municipais de Saúde, Educação (Seduc), Assistência Social (Semas), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
“A Prefeitura de Campina Grande acolhe o autismo com cuidado e inclusão não somente em abril. Que possamos falar sobre essa temática e promover conscientização durante o ano inteiro”, disse a secretária Executiva de Saúde Mental do Município, a doutora em psicologia Lívia Sales.
Codecom