Durante distribuição de 65 toneladas de gêneros alimentícios para 67 entidades de João Pessoa, nesta quarta-feira (24), o prefeito Cícero Lucena destacou a função social e oportunidade de renda para famílias da agricultura famíliar, que produzem os alimentos, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O gestor ainda ressaltou a importância da garantia da segurança alimentar para as pessoas acolhidas pelas instituições na Capital, como hospitais, Centros de Assistência Social e Cozinhas Comunitárias.
A distribuição teve início na sede do Banco de Alimentos do Município, no bairro do Geisel. “Em parceria com o Governo Federal, estimulamos e adquirimos esses produtos da agricultura familiar para distribuir às entidades que têm ações de segurança alimentar, além das próprias instituições da Prefeitura. É motivo de satisfação mostrar o quanto a nossa gestão está em sintomia com as necessidades da população. Aqui, nós geramos emprego, geramos renda no campo, mas também damos a garantia alimentar dos programas sociais da Prefeitura”, afirmou o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), são beneficiadas, por mês, 56 instituições, 14 Cras, seis Cozinhas Comunitárias e cinco hospitais, totalizando 260 toneladas de alimentos – sendo 65 toneladas por semana. O vice-prefeito Leo Bezerra comemorou o dado, reforçando o compromisso da Prefeitura para garantir a distribuição toda semana. “É desse jeito que a gente vai construir uma cidade cada vez melhor, com muita parceria, com muita dedicação e com muito esforço da nossa equipe”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Norma Gouveia, explicou que, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Prefeitura é responsável por toda parte de logística – desde o recebimento e distribuição dos gêneros alimentícios até a realização dos editais que contemplam as famílias. Ela ainda destacou a importância dos alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, que vão parar na mesa dos pessoenses.
“Temos toda uma estrutura organizada para que a gente possa fazer esse atendimento. Nesse sentido, o Ministério tem reconhecido o nosso trabalho, porque nós estamos atendendo todas as recomendações técnicas e cumprindo a prioridade que é o alimento chegar para as famílias. Mas, especialmente, também é importante a gente dizer que a Prefeitura tem um grande empenho e faz um grande investimento de pessoal, de logística e estrutura física”, afirmou a secretária.