O Corpo de Bombeiros adiantou que o evento não tinha autorização para ser realizado e que a casa de shows foi multada e está interditada
Gritaria, corre-corre, choro, desespero e medo foram os ingredientes da noite de terror vivenciada por dezenas de jovens na noite deste domingo, 28,que foram participar da festa de aniversário do cantor Gustavo na casa de shows Up Garden, localizada no bairro de Altiplano, nas proximidades da Estação Ciências, uma das áreas mais nobres de João Pessoa.
O teto da estrutura da casa de shows desabou e deixou 46 pessoas feridas, sendo duas delas em estado grave, uma com traumatismo craniano. Os feridos foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena por ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros, além de amigos e familiares que prestaram os primeiros socorros.
Segundo o boletim do hospital de Trauma, deram entrada 44 vítimas da casa de shows do Altiplano, sendo 22 homens e 22 mulheres. Duas vítimas ficaram gravemente feridas. Dentre as vítimas, 35 pessoas já receberam alta hospitalar.
Cerca de 500 pessoas estavam presentes no evento que comemorava o aniversário do influenciador, Gustavo Sagaz. Três bandas iriam se apresentar. Estava na segunda banda quando o acidente aconteceu.Segundo testemunhas, o fato ocorreu por volta das 23 horas. As pessoas foram pegas de surpresa, pois de repente o teto desabou e caiu sobre a cabeça dos jovens. Parentes de vítimas se dirigiram ao Hospital de Emergência e Trauma, muitas mães, parentes e pessoas próximas dos feridos foram em busca de informações sobre o estado de saúde deles.
Na manhã desta segunda-feira, 29, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Crea e Procon da Paraíba realizaram uma vistoria no local para identificar o que foi que realmente aconteceu, o que comprometeu a estrutura do teto que fica sobre o palco,que desabou e atingiu 46 pessoas que deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma, feridas. Dentre as pessoas hospitalizadas 38 receberam alta, mas três ainda estão em estado grave, O número de feridos pode ser ainda maior, uma vez que muitos jovens foram atendidos ainda no local e levados para casa pelos familiares, não precisando se deslocar ao hospital.
O idealizador do evento, o influencer Gustavo Sagaiz, usou a rede social dele, o Instagram, para falar sobre o ocorrido:
https://www.instagram.com/stories/gustavosagaiz/3356648808916398458/
O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Araújo, informou que foi aberto um inquérito, uma vez que a casa de shows não tinha autorização para funcionar. “A casa tem que se responsabilizar com os feridos, criminal e civil. O estabelecimento estava exatamente irregular com as nossas normas de prevenção em combate a incêndio. Qualquer tipo de evento está proibido no local a partir de agora. Está interditado. Bom, fizemos a interdição do espaço físico, a aplicação de multa e a notificação também. Repassamos as informações para os órgãos, como Prefeitura Municipal e Ministério Público, para exatamente tomarem as medidas de cada órgão”, revelou o comandante.
A ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea)m Giucélia Figueiredo, informou no programa radiofônico da Arapuan FM que a Up Garden não tinha habilitação do Conselho para funcionar.