O escritor paraibano Cláudio Limeira estreia no universo do conto com o livro Estigma de um amor sagrado e outras histórias, pela Editora A União, que será lançado nesta quinta-feira (18), às 19h, na Livraria A União. A imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), Neide Medeiros, afirma que o espaço escolhido para o desenrolar das narrativas do livro, que reúne 18 contos, “é a região do Sertão nordestino com seus tipos populares – o contador de causos, os desocupados, os bêbados, as mulheres fofoqueiras”.
Neide diz ainda, na orelha da publicação, que “não faltam nesses contos a maledicência, um tom de jocosidade, uma malícia sutil, certa dose de ironia. É verdade que os defeitos dos seres humanos são expostos com mais frequência do que as virtudes quando se trata de ficção. As conversas giram sempre em torno de um marido traído, de um padre inescrupuloso, de uma moça “avançada” e de rapazes desocupados. Se a vida é besta, se não resta muita coisa para fazer, o resultado só pode ser botar conversa fora”. A obra passou pela avaliação do Conselho Editorial da Editora A União.
Cláudio Limeira da Costa nasceu na Serra do Cuité-PB em 1946. Concluiu licenciatura em Ciências e fez aperfeiçoamento na área de Educação Artística. Trabalhou em vários órgãos culturais do Estado (Iphaep, DGC, Secretaria de Cultura, Funesc). Foi revisor dos jornais A União e Correio da Paraíba. Manteve uma coluna de humor nos jornais O Norte e A União, e foi editor do suplemento literário Correio das Artes e coeditor das publicações Correinho das Artes e da Revista Verdes Anos. Publicou os livros de poesia Desafio (1980) e Cãotidiano (2005) e Remanso (2006). Participou de várias antologias nacionais e também em Portugal e na Suíça.
O poeta, crítico literário, membro da APL e professor aposentado da UFPB, Hildeberto Barbosa Filho, conta, no Prefácio, que muitos dos contos reunidos em Estigma de um amor sagrado e outras histórias, já apareceram em páginas de suplementos ou revistas. “Contos de estirpe fabulatória, de começo, meio e fim, calcados, todos eles, no apelo à ação e à participação dos personagens no contexto da trama. Avesso aos elementos de técnica sofisticada, ao clima ondulante de atmosferas psicológicas, ao impacto de certos procedimentos formais, no mais das vezes herméticos e estéreis, Cláudio Limeira socorre-se de um narrador de raízes orais para contar uma história, seja uma história trágica, seja uma história pitoresca, seja uma história satírica ou jocosa”, afirma Hildeberto.
No evento de lançamento, a apresentação da obra será feita pelo escritor paraibano Sérgio de Castro Pinto. Poeta, jornalista e professor titular aposentado da UFPB, Sérgio participou de antologias poéticas publicadas no Brasil, Portugal e Espanha. Foi agraciado com vários prêmios, entre eles, o “Guilherme de Almeida”, promovido pela União Brasileira de Escritores, pelo livro Zoo imaginário (2005). É autor, entre outras obras, de Gestos lúcidos e de Domicílio em trânsito e outros poemas.
Serviço
Lançamento do livro: Estigma de um amor sagrado e outras histórias, de Cláudio Limeira
Data: 18/07
Hora: 19h
Local: Livraria A União – térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa-PB.
Preço do livro: R$ 40