Ozempic: saiba mais sobre efeito e contraindicações do medicamento

Anônimo até pouco tempo atrás, o Ozempic vive um momento de popularidade devido a adesão de diversos famosos que ostentam resultados de emagrecimento nas redes sociais. Apesar da popularidade, é preciso cautela: o medicamento pode trazer efeitos colaterais e tem contra indicações sérias.

O alerta é do endocrinologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Pedro Holanda, que explica que o medicamento é composto pela ‘semaglutida’, que atua na secreção da insulina pelo pâncreas. A substância também pode agir diminuindo o apetite e dando a sensação de saciedade, o que tem estimulado sua indicação no tratamento de pacientes obesos.

O especialista ressalta que o ozempic pode ser administrado em pacientes que possuam a partir do grau 1  da obesidade, além daqueles que têm diabetes, mas seu uso deve ser sempre com recomendação médica. Isso porque estudos apontam que o uso da substância pode estar relacionado ao aumento nas chances de desenvolver uma inflamação no pâncreas, conhecida como ‘pancreatite’.

A medicação também não deve ser direcionada para pessoas que tenham tido na família casos de câncer de tireoide. Há ainda os efeitos colaterais, que podem ser mais do que incômodos: náuseas, vômitos, prisão de ventre ou diarreia, além de distúrbios hidroeletrolíticos, alterações de sódio, de potássio e cloreto, o que pode levar a distúrbios metabólicos e quadros com gravidade.

O uso sem orientação médica adequada para o caso do paciente é perigoso, conforme reforça o profissional, principalmente para aqueles que fazem uso sem ter a real necessidade. “Isso pode reduzir a ingestão, podendo levar a graus de desnutrição, com carência de vitaminas e minerais, porque a pessoa muitas vezes não consegue se alimentar”, relata.

O tratamento para uma pessoa que utiliza o Ozempic costuma ser com equipe multidisciplinar: além do endocrinologista, o nutricionista, educador físico e até psicólogo costumam ser acionados para acompanhar o paciente. Os profissionais devem trabalhar de forma conjunta para chegar em um objetivo em comum, sendo o direcionamento sempre feito pelo endócrino.

No caso do tratamento para obesidade, o especialista primeiro observa o padrão alimentar, além de questões como metabolismo e compulsão alimentar. “Nem sempre a resposta é a semaglutida para todo mundo ou para qualquer situação. Por isso, é importante que seja feita uma avaliação minuciosa de cada caso e com os profissionais capacitados para isso”, pontuou.

Onda de Ozempic – O uso da semaglutida, presente no Ozempic, tem sido comum entre famosos. Personalidades como Oprah, Jojo Toddynho, Elon Musk e Suzanna Freitas, filha da cantora Kelly Key. A mudança na aparência da cantora Maiara, da dupla sertaneja com Maraisa, e Mari Fernandez, também levantou suspeitas sobre o uso da droga pelas artistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui