O grupo de oposição em Monteiro, liderado pela ex-prefeita Edna Henrique, tem usado fake News como arma para tentar vencer a disputa eleitoral na cidade do Cariri. A mais recente seria uma suposta condenação da prefeita Anna Lorena a 37 anos de prisão. Uma busca no sistema judiciário comprova que a gestora não responde a qualquer processo criminal.
Segundo a assessoria jurídica da prefeita Anna Lorena, os responsáveis pela divulgação das notícias mentirosas serão acionados judicialmente, assim como os veículos de comunicação que noticiaram as informações, mesmo cientes de que se tratava de informações falsas.
A Justiça já se manifestou em duas instâncias sobre o caso em questão. Na 29ª Zona Eleitoral, a acusação foi julgada improcedente, já que não havia qualquer prova contra Anna Lorena. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por unanimidade (7×0), decidiu apenas pela aplicação de multa. NO TSE, o ministro decano da Corte, Raul Araújo, já votou por negar provimento à acusação.
A oposição tenta criminalizar o programa Cesta Social, uma política pública criada por lei para garantir a segurança alimentar de pessoas em estado de vulnerabilidade e que tem cumprido um papel muito importante em Monteiro, matando a fome de muita gente.