Exame para detecção de câncer do colo do útero é realizado nas Unidades de Saúde da Família

A cada ano, no Brasil, cerca de 17 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de óbitos pela doença. Para uma assistência integral com foco na prevenção e cuidado, em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta rotineiramente o exame para detecção da doença em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

Por meio do exame citológico, também conhecido como Papanicolau, são coletadas células do colo do útero da mulher com o objetivo de detectar alterações celulares que podem indicar câncer de colo de útero e outras condições, como infecções vaginais e cervicais, a exemplo da candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana, além de infecções por HPV. Deve realizar o exame toda mulher entre 25 e 64 anos que tenha vida sexual ativa.

“O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais. A periodicidade é importante para garantir o diagnóstico precoce de alterações e prevenir a evolução para o câncer. Apesar de existir uma faixa de idade para a realização do exame, a mulher que tenha histórico de doenças relacionadas também pode receber a indicação para a coleta do citológico”, explica a enfermeira da USF Vila Saúde, Élida Souza.

Dentre as usuárias do SUS na Capital está Claudenice Silva, 43 anos, moradora do bairro Cristo Redentor. Atendida na USF Vila Saúde, para ela, a realização do exame já é algo natural. “Desde sempre me preocupo em realizar o citológico e todos os exames de rotina principalmente para o cuidado com a saúde íntima porque sei que é uma forma de me cuidar e evitar que problemas maiores surjam. A equipe de saúde aqui da unidade também é muito boa e nos deixa muito confortável pra realizar o exame, que toda mulher sabe que é um pouco chatinho. Mas apesar disso, precisamos fazer sempre que necessário afinal é nossa saúde”, relata a dona de casa.

Para realizar o exame, basta que a mulher vá à Unidade de Saúde da Família onde é assistida. O atendimento é por demanda espontânea, mas dependendo da unidade pode ser necessário um agendamento interno para organização dos atendimentos. As Unidades de Saúde da Família da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Câncer de colo de útero – É um tipo de câncer que se desenvolve nas células da região mais baixa do útero e ocorre quando essas células passam a se multiplicar de forma desordenada. A maioria dos casos está relacionado à infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

Os sintomas desse tipo de câncer podem variar dependendo do estágio da doença e, nos estágios iniciais, pode não apresentar sintomas visíveis, por isso, é tão importante a realização do exame citológico como forma de prevenção e rastreio precoce da doença. Outra forma de prevenção da doença é a vacinação contra o HPV, que está disponível na rede SUS para crianças entre nove e 14 anos.

Rebeka Paiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui