Na data em que se comemora o Dia Mundial sem Carro – 22 de setembro – o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) realizou a Corrida pela Paz no Trânsito, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Um total de 500 corredores participou do evento esportivo, na manhã deste domingo, que teve como intuito chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e sequelados nas vias e rodovias. Este ano, a campanha tem como tema “Paz no trânsito começa por você”.
A corrida de 5 km teve largada às 6h, do Busto de Tamandaré, em Tambaú, até próximo a um shopping na orla da praia de Manaíra, e retornando ao busto, na capital paraibana. Com um tempo de 18 minutos, o vencedor em 1º lugar foi o promotor de vendas Leonaldo Santino, que pratica corrida de rua há três anos. Ele destacou a iniciativa do Detran-PB em promover o evento, ressaltando a sua organização desde a largada até o fim do percurso. Na categoria masculino, o 2º lugar ficou com Francisco Ribeiro Filho e o terceiro com Fábio Macedo.
Já a primeira mulher que concluiu a prova foi a policial civil Geiza Silva, com um tempo de 20 minutos, que também pratica corrida de rua há três anos. “Venho me preparando há um bom tempo e, no próximo mês de outubro, vou participar do Campeonato Europeu da Segurança Pública, em Braga, Portugal”. Nessa categoria, o segundo lugar ficou com Josélia Xavier e o terceiro com Josenete Alexandre.
A largada da corrida foi dada pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, que também participou da maratona ao lado da diretora de Operações Roberta Neiva, além de dezenas de servidores de todos os setores do órgão.
No encerramento, após a entrega dos troféus aos vencedores, Isaías Gualberto agradeceu a integração e participação de todos, exatamente no Dia Mundial sem Carro. “É muito importante realizar esses eventos, para mobilizar as pessoas quanto à necessidade de desenvolver uma cultura de paz no trânsito, lembrando do uso do capacete por motociclistas, do cinto de segurança e se beber, não dirija”, concluiu.
Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, organizadora da corrida, as ações do órgão são realizadas com vistas a conclamar a todos por um trânsito mais seguro e humano, diminuindo os índices de mortes e lesões.