Cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa foram vencedoras da etapa estadual do Prêmio ‘MPT na Escola 2024’, realizado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), com o tema ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 12 de novembro, às 14h, no auditório do Senac, em João Pessoa.
O prêmio é dividido nas categorias conto, desenho, música e poesia, com três grupos de diferentes temáticas e faixa escolar. Na categoria conto, a Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado ficou com o segundo lugar dentro do Grupo 1. Na categoria desenho, a Escola Celso Monteiro Furtado ficou com o terceiro lugar. No Grupo 2, na categoria poesia, o segundo lugar ficou com a Escola Municipal Dom Adauto, assim como o primeiro lugar na categoria conto. A Escola Municipal Santos Dumont ficou com o segundo lugar em poesia e a Lions Tambaú com o primeiro lugar na categoria música. A divulgação foi realizada nesta sexta-feira (11).
Alcilene Andrade, chefe do Departamento de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), destacou o trabalho realizado pela secretaria em estimular os estudantes da rede pública municipal a participarem de premiações como esta. “Temos ampliado o número de escolas aderindo ao prêmio a partir do olhar das assistentes sociais que enxergam nessas premiações a oportunidade de participação e estímulo a permanência do aluno na escola diante do fato de que principalmente após a Covid o trabalho infantil tem crescido e afastado as crianças das escolas. O prêmio é importante para fortalecer a temática e também a permanência dos alunos na escola, reconhecendo que o trabalho infantil traz consequências desastrosas. Por termos sido primeiro lugar nas categorias de conto e música a expectativa é grande e animadora. A Paraíba ao longo dos anos sempre tem participado da fase nacional. João Pessoa já foi premiada, assim como outros municípios”, ressaltou.
Maurícia Bernardo, gestora pedagógica da Escola Municipal Lions Tambaú, refletiu sobre a importância do prêmio na dinâmica escolar. “Importante que tenha incentivo para que os estudantes possam protagonizar sobre temas relevantes como o trabalho infantil. O lugar da criança é na escola, investindo na sua produção intelectual e é preciso que a escola incentive esse tipo de atividade pra que eles possam realmente refletir, tendo um olhar direcionado a essas questões, no combate ao trabalho infantil, construindo, aprendendo e dando ênfase a esse protagonismo. Também ressaltando a participação da equipe docente trabalhando esse incentivo. Envolver toda a escola nessa dinâmica”, destacou.
Felipe Dantas, de 10 anos e aluno do 4º ano da Escola Lions Tambaú ficou muito feliz em ganhar a etapa estadual do prêmio e surpreso ao saber que vai concorrer com ganhadores de outros estados. “Foi muito legal participar, nunca fiz uma coisa assim, como cantar na frente de pessoas com meus colegas da escola. Eu participei porque eu estou tentando combater uma coisa que não era pra acontecer no mundo, o trabalho infantil. A possibilidade de ganhar nacionalmente eu vou ficar muito feliz. Eu gostei porque a gente ficou no estúdio, ficamos bastante tempo fazendo e achei muito divertido, como eu nunca tinha feito, foi muito bom”, destacou.
Projeto – O ‘Prêmio MPT na Escola’ faz parte do projeto “Resgate a Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
A proposta é mobilizar, incentivar a produção cultural e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes, assim como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes e prevenção de acidentes de trabalho.
Eloísa Cândido