A Banda Marcial da Escola Municipal Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, em Gramame, e a Banda Marcial da Escola Municipal Anayde Beiriz foram campeãs, neste domingo (20), do ‘XI Concurso Paraibano de Bandas e Fanfarras’ que aconteceu no ginásio do Centro Profissionalizante Dep. Antônio Cabral (CPDAC), em João Pessoa.
“Este ano a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa entregou mil novos instrumentos, de um total de 5 mil itens que foram adquiridos para 54 bandas marciais da Rede Municipal de Ensino. E isso desperta dedicação e vontade de aprender cada vez mais. Parabéns para todos os nossos alunos e professores que com um belo trabalho trouxeram esses títulos para nossa Rede”, disse com gratidão o diretor da Seção de Bandas da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), Rômulo Albuquerque.
Os alunos da Banda Marcial da Fernando Milanez competiram na categoria ‘Banda Show’, nível Juvenil. Já da escola Anayde Beiriz competiram na categoria Infantil.
Com o resultado alcançado as Bandas se classificam para ‘Nordeste/Norte de Bandas e Fanfarras’ e ‘Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras’ que acontecem ainda este ano
Fernando Milanez – A Banda, composta por 130 integrantes, conquistou pela primeira vez o 1º lugar na categoria Banda Show, nível Juvenil. Com um tempo de 14 minutos, o tema da apresentação foi ‘Além da escuridão à luz’, dividido em quatro atos: ‘Dominação da escuridão’; ‘O chamado da luz’; ‘A batalha pela liberdade’; e ‘A vitória da luz’. Eles passeavam pelo ginásio fazendo figuras geométricas.
“Meu agradecimento primeiro é a Deus e depois a toda a direção escolar, aos pais dos alunos da nossa comunidade, a secretária da Educação, América Castro, e aos nossos alunos que se dedicaram bastante. Ensaiamos todos os dias. A palavra que eu tenho a dizer é gratidão e que esses garotos estão no caminho certo. Sou muito orgulhoso deles, tanto eu como a comunidade, quanto a escola”, disse o maestro Humberto Ferreira.
Anayde Beiriz – Com 120 integrantes a Banda Marcial, nível Infantil, da Escola Anayde Beyriz conquistou o bicampeonato em todos os seguimentos: Mor, Baliza, Pavilhão, Corpo coreográfico e Banda marcial.
O coreografo fala com alegria dessa conquista já que ele também foi aluno desta escola. “Proporcionar essa conquista para os alunos da escola municipal, na qual eu também já fui aluno é maravilhoso. Sair como aluno e voltar como professor é muito gratificante. A gente tem crianças a partir dos 5 anos na banda. As famílias também compram essa luta pela cultura, esse incentivo que a gente tem pela cultura. Em nome de todos agradeço a secretária América, a secretária executiva Luciana Dias e todos da coordenação de Bandas da Sedec”, falou o regente, Kassyano Saymon.
Os alunos apresentaram duas peças no tempo de 25 minutos. A primeira peça foi ‘The Glacier Express’, um clássico das orquestras americanas, e a segunda peça ‘Retalhos de Luz’, um mix de músicas da cultura popular nordestinas que falam sobre força e resistência das mulheres nordestinas.
Alexandre Quintans
Fotos- Assessoria