Construtoras oferecem produtos, serviços e soluções que se encaixam aos mais variados perfis e demandas
O maior sonho do brasileiro continua sendo a conquista da casa própria, segundo apontou uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos. Para 31% dos entrevistados, adquirir um imóvel é o principal objetivo de vida, já que conquistar a casa própria representa a busca por segurança, estabilidade e qualidade de vida.
A Paraíba, por exemplo, possui um déficit habitacional de mais de 135 mil residências, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), de 2022. Além de programas habitacionais do governo federal, estadual e de muitas prefeituras para diminuir esse número, empresas têm apostado em ações para proporcionar às famílias paraibanas a conquista da casa própria.
A MRV, por exemplo, com presença na Paraíba desde 2011, oferece produtos com foco em empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Com um portfólio que hoje abrange rendas familiares a partir de R$ 3 mil/mês, a construtora já entregou mais de 4,6 mil chaves no estado e oferta imóveis com benefícios dos programas habitacionais como Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
“Em um país como o Brasil, com grande déficit habitacional, a MRV abraçou o propósito de construir sonhos e transformar vidas por meio da habitação pensada para entregar transformação e dignidade ao brasileiro”, comenta Alessandro Almeida, diretor Comercial da empresa no Nordeste.
Foi o caso de Danrley Carvalho, 24 anos, professor do ensino fundamental, que adquiriu seu primeiro apartamento em João Pessoa, junto com a noiva, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Danrley compartilhou que sempre sonhou com a casa própria e não via sentido em alugar um imóvel ao perceber que o valor da parcela seria muito semelhante ao das prestações do financiamento.
“Era basicamente o mesmo valor, ou uma diferença pequena, não valeria a pena alugar. Para o trabalhador é sempre melhor comprar e ter mais segurança e estabilidade. Depois, se não quiser mais morar ali, é possível vender por um preço maior ou alugar e ter uma fonte de renda”, destaca o professor.
Danrley explicou que o principal critério na escolha do apartamento foi a localização e a forma de pagamento. Por dependerem de transporte público, tanto ele quanto a noiva queriam morar perto dos seus locais de trabalho. “Tudo depende de onde você quer morar e quanto pode gastar. Em outros bairros até é mais barato, mas ficava longe do trabalho pra gente e não tinha tantas facilidades”, explica.
O professor adquiriu um apartamento no empreendimento Jardim dos Corais, da MRV, situado na região do Altiplano, uma das localizações mais valorizadas de João Pessoa. A área conta com toda a infraestrutura e facilidades para o dia a dia, como colégios, supermercados, hospitais, shoppings, restaurantes, academias e vários outros tipos de serviços.