Ministério Público

Corregedoria-Geral do MPPB faz correições nas Promotorias de Conceição e São José de Piranhas

As atividades foram iniciadas com o exame dos feitos judiciais e extrajudiciais do posto de atendimento de Bonito de Santa Fé, vinculado às atribuições do 2° cargo da Promotoria de Conceição, que atualmente está sob a responsabilidade do promotor de Justiça Francisco Sarmento.

12/08/2019 13h52Atualizado há 2 meses
Por: da Redação
Fonte: Assessoria MPPB

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, entre os dias 6 e 8 de agosto, correições ordinárias nas Promotorias de Justiça de Conceição (2° cargo) e de São José de Piranhas. Participaram das atividades a corregedora-geral, Vasti Cléa Lopes; os promotores-corregedores Cristiana Vasconcellos, Clístenes Holanda e Francisco Lianza, além dos promotores de Justiça Francisco Antônio de Sarmento Vieira, Lean Matheus de Xerez e Fabiana Pereira Guedes.

As atividades foram iniciadas com o exame dos feitos judiciais e extrajudiciais do posto de atendimento de Bonito de Santa Fé, vinculado às atribuições do 2° cargo da Promotoria de Conceição, que atualmente está sob a responsabilidade do promotor de Justiça Francisco Sarmento.

Também foi realizada, na manhã do dia 7, uma reunião na Câmara de Vereadores de Conceição, com representantes da rede de apoio social do município, em que foram discutidas questões como a necessidade de informação e capacitação sobre a importância do papel desempenhado pelos conselhos municipais, o processo eleitoral para escolha de conselheiros tutelares, a necessidade de realizar uma trabalho com as famílias, problemas provocados pelo consumo de drogas pela população jovem e a exploração contra idosos.

À tarde, a equipe da Corregedoria-Geral analisou os processos judiciais e os procedimentos extrajudiciais de atribuição do 2° cargo da Promotoria de Conceição, ocupado em substituição cumulativa pelo promotor Lean Xerez.

Já no dia 8, os trabalhos correicionais foram realizados na Promotoria de São José de Piranhas, com a realização também de audiência pública, em que foram discutidos assuntos como a construção de políticas públicas para a região, a importância da educação para afastar os jovens das drogas e a necessidade de se trabalhar a dignidade dos apenados, para que haja a reinserção social. Na ocasião, o prefeito municipal apresentou os projetos desenvolvidos em parceria com o MPPB nas áreas da educação, infância e juventude, meio ambiente e ordem tributária e também falou das obras realizadas com recursos próprios do município. 

A equipe da Corregedoria analisou os trabalhos judiciais e extrajudiciais da promotora em substituição, Fabiana Guedes Pereira, e realizou visitas às instituições de acolhimento de crianças e adolescentes e de idosos da região. 

De acordo com a corregedora-geral, em todos os locais visitados, a equipe enfatizou a necessidade do fortalecimento da rede de apoio social e da associação dos municípios para diagnosticar problemas comuns, para que sejam elaborados planos de trabalho, de forma cooperada, transformar a realidade local. “A atuação ministerial também foi objeto de destaque durante os trabalhos correicionais, sendo dirigidos vários elogios aos trabalhos desenvolvidos pelos representantes do MPPB naquela região”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias