Produtos Sanhauá
Crescimento

Pequenos negócios crescem na Paraíba e empreendedores investem em planejamento e gestão financeira

Crescimento foi especialmente no comércio varejista e nos serviços de alimentação, beleza, turismo, saúde e bem-estar

14/08/2019 13h12
Por: da Redação
Fonte: Iara Ieno/Pauta Assessoria de Comunicação

Dados da Receita Federal indicam que o número de pequenos negócios - que inclui microempreendedores individuais (MEI's), micro e pequenas empresas - cresceu 25,5% em três anos na Paraíba, com 33.731 novas pequenas empresas neste período, especialmente no comércio varejista e nos serviços de alimentação, beleza, turismo, saúde e bem-estar.


Mas grande parte das pequenas empresas fecha as portas em menos de um ano, segundo dados do Sebrae, principalmente por falta de lucro da operação, falta de capital de giro e porque os pequenos empresários não sabem precisar se o negócio tem lucro ou prejuízo. 


Diante dessa deficiência, os empreendedores paraibanos têm buscado alguns sistemas e plataformas de gestão online, fáceis de operar e com preços acessíveis, para auxiliar, automatizar e organizar seus processos.

 

É o caso da Abracadabra Consultoria, sistema online desenvolvido na Paraíba, criado para automatizar processos e gerar relatórios de informação e viabilidade financeira. Com foco em quem busca abrir um novo negócio, a ferramenta auxilia os empresários a entenderem melhor a viabilidade financeira da nova empresa. 


"É um sistema no qual os usuários podem acessar os serviços e tirar dúvidas online, com custos relativamente baixos, já que a assinatura de três meses tem o valor de 97 reais. Uma consultoria tradicional, por exemplo, gira em torno de 2 a 3 mil reais", explica Bruno Cruz, desenvolvedor do projeto.


E para quem já tem o seu negócio e quer uma gestão financeira mais eficiente, a startup paraibana YpControl oferece uma plataforma inteligente que permite o controle de fluxo de caixa, conciliação bancária, gestão de custos, gestão de cobranças e emissão de notas fiscais integrada. A plataforma tem baixo custo, com planos mensais a partir de R$ 49,90, e as informações podem ser acessadas de qualquer lugar pelo computador ou celular.


A empresária Cristina Heim aderiu à tecnologia e garante que facilitou muito seu trabalho. “Com a plataforma financeira consigo ver, em tempo real, meus indicadores e ter a visão operacional do dia, como também planejar os meus gastos e pensar nos meus projetos futuros. Enfim, consigo ter uma visão mais ampla do negócio,” comenta.


“É comum os gestores de pequenos negócios negligenciarem a gestão financeira pelo fato de acumularem muitas funções. Com isso, muitas vezes, demoram a perceber problemas que podem levar a um endividamento e até fechamento da empresa. Focamos na saúde financeira e desenvolvemos a plataforma para auxiliar micro, pequenas e médias empresas”, explica, Cláudio Piomonte, criador do YpControl.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias