NA Assembleia

Segurança discute ação integrada com guardas municipais para redução da violência

A cooperação das guardas municipais é de extremo interesse do Estado

05/09/2019 21h30
Por: da Redação
Fonte: Secom/PB
A audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia
A audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia

As forças de segurança estaduais vão realizar um trabalho integrado com as guardas municipais, a fim de reduzir a violência no Estado. A proposta foi discutida por representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa da Paraíba, sobre o papel e o fortalecimento dos guardas municipais como agentes de segurança nos municípios da Paraíba.
 
A audiência pública contou com as presenças do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social,  Lamark Donato, e do delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, entre outras autoridades e guardas municipais das cidades de Alagoa Grande, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Cabedelo, Conde, Dona Inês, Fagundes, Itapororoca, Livramento, Patos, Rio Tinto, Soledade e Taperoá. A propositura foi da deputada Estela Bezerra.
 
O secretário executivo da Segurança afirmou que a cooperação das guardas municipais é de extremo interesse do Estado. “Segurança Pública não se faz sozinha, somente com organismos policiais. Se faz com participação social de outros órgãos. As guardas municipais têm interesse e nós também de, juntos, construirmos uma cooperação técnica. Aqueles municípios que optarem por ter as suas guardas municipais poderão contar com o apoio da Secretaria da Segurança nessa estruturação e na preparação desses profissionais”, assegurou Lamark Donato.
 
O delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, destacou a importância da integração das Guardas Municipais e das forças estaduais de segurança, assim como da organização dessas instituições no país. “Em várias cidades do Brasil, a Guarda Municipal ajuda e muito a Segurança Pública. Então é importante que se organizem e com isso contribuam com o trabalho das polícias e, consequentemente, a redução da criminalidade na Paraíba. Estamos aqui para ouvir e trabalhar de forma conjunta”, frisou.
 
Ao final da audiência, foi criado um Grupo de Trabalho, com representantes das Guardas Municipais, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, da Polícia Civil, da Polícia Militar, Ministério Público e gestões municipais, a fim de integrar ações para redução da violência no Estado.
 
Ainda participaram das discussões o presidente da Associação Estadual dos Guardas Municipais da Paraíba (Assemup-PB), Sérgio Carneiro; o promotor de Justiça Rogério Oliveira; o presidente da Comissão de Execução Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Washington Andrade; o prefeito de Soledade, Geraldo Moura; e a coordenadora geral das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher da Paraíba, delegada Maísa Félix.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h26
23°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 22°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Convite para anunciar no portal
Blogs e colunas
Revista Spicy Fire
Jusconciliar
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Cursos
Garota de Fatos
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias