Independência

Democratização da cerveja deverá acabar com a “escravidão” dos donos de bares e restaurantes

De acordo com a empresa de consultoria MBF, agora todo e qualquer bar ou restaurante pode fabricar sua própria cerveja de maneira simples e objetiva

07/09/2019 11h47Atualizado há 2 semanas
Por: da Redação
Fonte: Redação com André Lubambo/Caderno 1

A MBF, empresa que atua no segmento de consultoria, com posicionamento em negócios como implantação de microcervejarias, fast-food, bares e restaurantes, e por meio do mercado de cerveja artesanal, apresentou para jornalistas e empresários do ramo alimentício de bares e restaurantes, nesta sexta-feira, 6,na Boate It Club, localizada  dentro do Hotel Tambaú,  o universo das franquias como um modelo de negócio que se encaixa perfeitamente nesse seguimento.

Em rota ascendente nos últimos cinco anos, o mercado de cervejas artesanais avançou mais de 120% em 2018. O aumento da procura do produto é notável. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o crescimento estimado em vendas do segmento é de 25% a 30% para 2019. Prevendo esse movimento.

 A inovação é uma das características do negócio e o crescimento do consumo das artesanais no Brasil abre uma ampla possibilidade para o universo das franquias. Unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. Além disso, investir em franquias de bares e abrir uma unidade pronta para operar podem ser mais simples do que se imagina. “A MBF é uma plataforma franqueadora para marcas próprias proporcionando desde o conceito até os formatos de franquia. Isso tudo é inédito. Apostar nesse segmento é ter um prato cheio para bons negócios”, assegura um dos sócios da MBF e diretor Regional Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Leonardo Lamartine.

 Um dos pontos de destaque de atuação da MBF é o modelo para bares e restaurantes. Agora todo e qualquer bar ou restaurante pode fabricar sua própria cerveja. “Por meio da MBF, qualquer bar ou restaurante passa a ter a possibilidade de fabricar e vender sua própria cerveja, de maneira fácil e simples, e o melhor: aumentando sua margem de lucro, além de contar com um produto com uma qualidade espetacular. É a democracia da cerveja”, aponta o outro sócio da MBF, Jadir Rocha. A MBF disponibiliza modelos de microcervejarias, específicas para bares e restaurantes, que podem produzir de 1.000 a 8.000 litros de cerveja e chope, em um espaço que varia de 30m ² a 40 m², com um investimento na ordem de R$ 300.000. Além disso, disponibiliza, de forma simples, todo o processo de fabricação, incluindo toda a assistência técnica. Luciano Fialho, sócio e mestre cervejeiro, comenta: "Cervejas especiais agora poderão ser tomadas como nos pubs europeus".

 Uma franquia garante maior alcance de lucro e retorno financeiro, se comparada a uma empresa ou a um bar comum. De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em matéria publicada no Portal do Franchising, 23% das empresas brasileiras encerram suas operações após dois anos de funcionamento. Entre as franquias, no entanto, o índice é de apenas 5%, segundo avaliação da ABF. A explicação é simples.

 Os modelos de negócios de franquias já foram testados e ganharam maturidade criando assim uma receita de sucesso. Essa receita é replicada em locais ou pontos comerciais onde os índices mercadológicos são semelhantes ao que já obtiveram êxito aumentando as chances do negócio alcançar resultados lucrativos. E, no que depender do mercado de alimentação e bebidas, em que as franquias de bares estão inseridas, esses resultados devem mesmo acontecer.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h26
23°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 22°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Convite para anunciar no portal
Blogs e colunas
Revista Spicy Fire
Jusconciliar
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Cursos
Garota de Fatos
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias