Cidadão em Ação

Abertas inscrições para semana de capacitação em Campina Grande

Interessados em participar de oficinas de 7 a 11 de outubro podem se inscrever até o dia 4/10

10/09/2019 19h40
Por: da Redação

Depois de ter início no Teatro Minerva, o mais antigo da Paraíba, na cidade de Areia, a segunda etapa do Projeto Cidadão em Ação ocorrerá em Campina Grande (PB), de 7 a 11 de outubro, no auditório da sede do Ministério Público Federal (MPF). Os cidadãos interessados em participar das oficinas de capacitação devem se inscrever pelo link, até o dia 4 de outubro, indicando dia e turno. Estão sendo oferecidas 40 vagas para cada uma das 10 turmas disponíveis ao longo da semana.

INSCRIÇÕES AQUI

Na oportunidade, o procurador da República Bruno Galvão Paiva explicará como os cidadãos podem fiscalizar programas governamentais e gastos públicos. O projeto parte da premissa de que o controle social é complementar àquele feito pelos órgãos de fiscalização e que, com o apoio da população, fica mais fácil garantir o uso adequado do dinheiro público. Os participantes poderão tirar dúvidas sobre como terem acesso aos seus direitos.

“Outubro é o mês em que comemoramos o aniversário da Constituição Federal. Campina Grande será contemplada com esse momento de cidadania. Esperamos que várias pessoas se inscrevam, para que possamos capacitar o máximo de cidadãos possível”, expressou o procurador.

Durante a capacitação, o membro do MPF em Campina Grande apresentará e distribuirá a cartilha elaborada em parceria com a Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (1ª CCR).

A cartilha – Como fiscalizar o uso de dinheiro público e a execução de políticas e programas governamentais? O que fazer diante de irregularidades na concessão de benefícios como Bolsa Família ou Seguro-Defeso? Quais são os passos para oferecer uma denúncia ao Ministério Público? Essas e outras perguntas são respondidas na cartilha Cidadão em Ação.

A cartilha explica como localizar na internet informações sobre a aplicação das verbas de programas como Bolsa Família e Seguro-Defeso. Mostra os passos para acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que disponibiliza dados sobre o andamento de obras em creches, escolas e quadras poliesportivas nos municípios brasileiros. Também explica como consultar Portais da Transparência e o Cadastro Nacional de Condenações por Improbidade Administrativa, e de que forma é possível ajudar a fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em cada situação, a cartilha informa o passo a passo para que o cidadão possa denunciar irregularidades ao MP. O texto traz exemplos de documentos e arquivos que podem comprovar os fatos narrados na denúncia, como contracheques na internet, fotos de redes sociais, etc. A cartilha ainda indica aplicativos úteis, como o MPF Serviços e o Pardal.

 Cartilha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h26
23°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 22°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Convite para anunciar no portal
Blogs e colunas
Jusconciliar
Revista Spicy Fire
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Garota de Fatos
Cursos
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias