Atividades

Cendac promove encontro entre a escritora Maria Valéria Rezende e estudantes

Os alunos puderam conhecer melhor a trajetória literária da autora e conversar com ela sobre a importância da leitura e conhecer quais os principais passos para se tornar um escritor.

12/09/2019 15h06
Por: da Redação

Os estudantes das escolas estaduais João Vinagre e Ilza Ribeiro, da cidade de Conde, participaram, nessa quarta-feira (11), do Papo Inspirador com a escritora Maria Valéria Rezende, atividade realizada pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

Os alunos puderam conhecer melhor a trajetória literária da autora e conversar com ela sobre a importância da leitura e conhecer quais os principais passos para se tornar um escritor. “Qualquer um de nós pode ser escritor porque nossa vida é permeada de muitas histórias. O impulso para escrever vem do encontro com nossas histórias e com o mundo onde vivemos”, afirmou Maria Valéria.

A escritora ficou à vontade entre os estudantes e relembrou as experiências que teve quando realizava oficinas para adolescentes e jovens em cidades paulistas. O livro “Quarenta Dias”, lançado em 2015, ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção, e foi o escolhido pelos alunos da Ilza Ribeiro para fazer a produção textual, orientada pela equipe pedagógica do Cendac e que marca uma das etapas do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”.

O aluno Pedro Henrique, do 1° ano do ensino médio da Escola Ilza Ribeiro, recordou que o que mais lhe chamou atenção no romance “Quarenta Dias”, foi a parte onde a personagem principal Alice passou 40 dias sem querer sair de casa. “Essa passagem do livro me lembrou o que aconteceu comigo quando queria ficar apenas em casa e ao ler a história da personagem e a sua libertação percebi que era preciso conhecer novas pessoas e viver minha vida normalmente. A leitura abre caminhos e como disse Valéria conhecemos novos mundos”, ressaltou.

A Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, também promoveu no período da manhã um encontro entre Maria Valéria Rezende e os alunos da comissão de enfrentamento à violência contra a mulher. O livro escolhido por eles foi o também premiado “Outros Cantos”, publicado em 2016. Os estudantes fizeram um grupo de estudo e ao final encontraram-se para redigir o texto com a análise sobre a obra da escritora. A aluna Poliana Oliveira, do 2° ano, é leitora de poesias e começou a trilhar o caminho da escrita de poemas. Ao ouvir Maria Valéria Rezende escreveu na mesma hora uma poesia e recitou para ela no evento. “Gosto muito de poesia, mas achava que não conseguiria escrever uma e no momento em que ela estava falando, eu me inspirei e escrevi este poema para ela. Estou muito emocionada”, disse a aluna.

Para o coordenador pedagógico da escola, Leonardo Palma, momentos como esse são de uma troca de conhecimento fundamental para estudantes e professores. “Muito importante contar com a presença da escritora Maria Valéria Rezende em nossa escola hoje, por poder proporcionar uma troca de conhecimento muito importante para nós. Nós convivemos diariamente aqui com centenas de histórias, diversas e muito ricas, e tudo o que você nos trouxe hoje nos ensina ainda mais”, afirmou.

Emocionada, Maria Valéria Rezende agradeceu a oportunidade de estar com os jovens e disse esperar que eles se interessem ainda mais pela leitura e pela escrita. “Me surpreendo com a recepção que meus livros têm entre os jovens. Recebo mensagens deles no meu Facebook e quando os encontro em feiras e eventos que vou, eles vêm comentar comigo sobre trecho dos meus livros e isso me deixa muito contente, pois é para eles que escrevo”, ressaltou Maria Valéria Rezende.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h26
23°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 22°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Convite para anunciar no portal
Blogs e colunas
Jusconciliar
Revista Spicy Fire
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Cursos
Garota de Fatos
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias