Polo

Secitec participa da instalação da Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação

Polo de tecnologia é o novo modelo de desenvolvimento para os paraibanos

14/09/2019 21h08
Por: da Redação

A cidade de João Pessoa se estabelece definitivamente como uma das portas de entrada e de capacitação de mercados, competitividade, desenvolvimento e inovação no segmento tecnológico. A ‘Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação’ (TIC) – denominada ‘Polo Paraíba Digital’ – está instalada no estado, com a participação efetiva da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

“O objetivo é de que esse polo de tecnologia se transforme, até 2030, em um ecossistema integrado, colaborativo, gerador de negócios e indutor de um novo modelo de desenvolvimento para os paraibanos”, avalia o secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Durval Ferreira, lembrando que a ‘Rota da TIC’ terá um formato semelhante ao da ‘Rota Mangue Digital’, lançada no mês de junho em Recife, capital pernambucana.

A instalação dessa iniciativa aconteceu durante a ‘1ª Oficina de Planejamento Estratégico das Rotas de TIC e da Economia Circular’, realizada nos últimos dias 10, 11 e 12, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A carteira de projetos do ‘Polo Paraíba Digital’, destaca Durval Ferreira, tem como eixos o acesso a mercados e competitividade; desenvolvimento e inovação; recursos humanos, inclusão produtiva e capacitação empreendedora; marco regulatório, território e infraestrutura; financiamento e investimento.

Em relação a esse último eixo, está prevista a participação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além da utilização dos fundos e incentivos para a implantação de empreendimentos. “No evento, técnicos e especialistas da área destacaram que a carteira de projetos poderá ser objeto de emendas parlamentares, devendo ser apresentada aos deputados federais”, informa Durval Ferreira.

O secretário pessoense ressalta que integrantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participaram do encontro na Paraíba e adiantaram que, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Sudene dará apoio ao polo e seu comitê gestor, constituído na oficina, no âmbito do programa ‘Rotas de Integração’.

Trabalho integrado

“Um diferencial desta rota é o trabalho conjunto e integrado entre João Pessoa e Campina Grande”, afirma Durval, já que o evento debateu desenvolvimento regional e urbano; competitividade e inovação da Paraíba; oportunidades e ações locais para a economia digital e para a economia circular e perspectivas de transformação digital.

De acordo com os organizadores do evento, os pontos positivos da Paraíba para receber a ‘Rota’ estão a posição geográfica estratégica, a liderança nacional em unidades e polos Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação), o marco legal de inovação implantado, a mão de obra qualificada, a infraestrutura de comunicação e a possibilidade de utilização do FNE Inovação.

As ‘Rotas da Integração Nacional’ é um programa prioritário no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com o objetivo de potencializar uma rede de APLs setorial e territorialmente interligados, de modo a produzir efeitos significativos para o desenvolvimento regional e urbano.

A partir de redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), o ‘Programa Rotas de Integração Nacional’ busca promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, sempre por meio de ações coletivas coordenadas e iniciativas de agências de fomento. Elas são parte das estratégias do Ministério do Desenvolvimento Regional para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

A Sicitec

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa tem como missão instituir políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no município; promover ações de inclusão digital; planejar, executar e orientar soluções tecnológicas para proporcionar melhorias e modernização dos processos administrativos e dos serviços públicos municipais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias