Solenidade

Detran-PB abre Semana Nacional de Trânsito no Estado em João Pessoa

A solenidade foi aberta com uma apresentação do Quarteto de Trompete e Percussão do Prima

18/09/2019 20h27
Por: da Redação

Numa solenidade bastante concorrida, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, acompanhado da presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla, abriu, nesta quarta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito no Estado. O evento reuniu secretários de governo, demais representantes de órgãos estatais e da sociedade civil, além de estudantes, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
A solenidade foi aberta com uma apresentação do Quarteto de Trompete e Percussão do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes), seguida da palestra “No Trânsito, o sentido é a vida”, tema da SNT de 2019, proferida pela presidente da AND, Larissa Abdalla, diretora do Detran do Maranhão. Ela destacou “os índices alarmantes com relação ao trânsito, cujos quantitativos de vítimas fatais e sequelados tem desafiado todos os esforços já empreendidos em infraestrutura viária, regulação, fiscalização e ações educativas”
 
Para Larissa Abdalla, é preciso alertar que os acidentes de trânsito são a principal e primeira causa de mortandade na faixa etária de 15 a 29 anos. “E mais: são a segunda causa, na faixa de 5 a 14 anos e a terceira, na faixa de 30 a 44 anos”, lembra, acrescentando que o tema de 2019 “nos conclama a mudarmos nossas posturas pessoais e individuais perante o trânsito e nos alerta para as várias escolhas que tomamos quando estamos nele e, fundamentalmente, para as consequências que delas há de, invariavelmente, advir para a nossa vida e para a vida de outrem”.
 
No evento, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Carlos Pereira, também destacou os números de mortos nas vias e rodovias do Brasil. “São 60 mil mortos por ano, além dos sequelados que ocupam os leitos dos hospitais públicos. Estamos numa guerra, onde somos participantes ou coadjuvantes ou cúmplices. Temos que assumir uma consciência coletiva de que esse é um grave problema. Por isso, nos colocamos contra os retrocessos que estão por vir”.
 
O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, também reafirmou que nenhuma guerra civil mata tanto quanto no trânsito. “A campanha educativa é um elemento importante, mas não estamos conseguindo mudar esse cenário. Na Paraíba, são 800 acidentes de motos por mês, somando 5.500 acidentes de trânsito somente este ano”, afirmou.
 
“Infelizmente, a notícia que trago hoje, creio que muitos já saibam. É que somos um dos 10 países em que mais morrem pessoas no trânsito. Mais precisamente, o quinto. Ficamos atrás apenas da Índia, da China, dos Estados Unidos e da Rússia”. O recado é da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto, durante pronunciamento na solenidade de abertura da SNT. “A cada 12 minutos, uma pessoa morre em decorrência de um acidente de trânsito no nosso país. As motos são as maiores vilãs. Quase 80% das vítimas são motociclistas”.
 
A atuação de Jucinério Félix, ator e vereador em Cajazeiras, foi um quesito à parte. O seu personagem Pedro, paraplégico e cego por conta de um acidente de trânsito após dirigir alcoolizado, emocionou os presentes, que só descobriram tratar-se de uma encenação ao final do espetáculo, que tinha tudo pra ser real. “A finalidade é chocar mesmo, porque o assunto é muito sério e tem muita gente brincando no trânsito”, enfatizou o ator.
 
O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), Claudionor Fernandes, destacou o papel das autoescolas no quesito segurança no trânsito. “Somos mais de 14 mil empresas e ofertamos mais de 28 mil empregos no país. Portanto não podemos ser desrespeitados e precisamos ser ouvidos. Por isso, estaremos sempre na luta pelo nosso reconhecimento, porque o trânsito é vida”.
 
Encerrando o evento, o superintendente Agamenon Vieira conclamou a todos para se engajar na campanha em prol da ampliação da educação de trânsito, inclusive nas escolas. “Precisamos diminuir essa carnificina. Todos somos multiplicadores. Estamos hoje abrindo a Semana Nacional de Trânsito, mas ela não se encerra no dia 25, porque continuaremos com a luta constante na busca de salvar vidas”.
 
Programação - Com uma vasta programação, o evento coordenado pelo Detran da Paraíba tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano, que buscam tornar as vias e rodovias públicas mais seguras e humanas, em defesa da preservação da vida.
 
A programação da SNT chegará ao município de Taperoá nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, por meio de uma ação educativa, sob o comando da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto, na Escola Estadual Félix Daltro.
 
Na sexta-feira (20), às 15h, ainda dentro da programação da SNT, o governador João Azevêdo e o superintendente Agamenon Vieira inauguram a nova sede da 6ª Ciretran, em Cajazeiras, com modernas instalações e capacidade para atender aos usuários de mais dez municípios: São João do Rio do Peixe, Santa Helena, São José de Piranhas, Triunfo, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Monte Horebe e Poço José de Moura.
 
As demais ações seguem nos dias seguintes, conforme programação abaixo:
 
PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2019
“No trânsito, o sentido é a vida”
 

DATA AÇÃO  
19/09
Quinta-feira
9h – Taperoá – Palestra “No trânsito, o sentido é a vida”, proferida pela coordenadora da CET, Ana Paula Buzetto
- Encerramento do Projeto Prof. Carlos Diniz (EE Félix Daltro)
 
 
20/09
Sexta-feira
9h – Cajazeiras – Palestra “No trânsito, o sentido é a vida”, proferida pela coordenadora da CET, Ana Paula Buzetto (Esciola Estadual Monsenhor Constantino Vieira, Centro  
15h - Inauguração da 6ª Ciretran, em Cajazeiras
21/09
Sábado
9h - Ação com os motoclubes – Praça do Coqueiral (Mangabeira)  
23/09
Segunda-feira
Dia do Agente de Trânsito
- 9h ação interna na ESPEP com os 56 agentes de trânsito do DETRAN
- Entrega de certificados do curso
- Palestra Ten. Onivan (Você sabe com quem está falando?: Uma gestão de Conflitos)
- Distribuição de livros
- Coffee break
- 14h – Ação integrada Agentes de Trânsito - 14h: Panfletagem na Lagoa do Parque Solon de Lucena
- 15h: Saída em carreata pela Epitácio Pessoa até a orla
- 16h: Exposição dos órgãos no Busto de Tamandaré
24/09
Terça-feira
- 8h-16h30: Tenda expositiva na BICA (Sem. Nac. Trânsito SEMOB JPA) Rua Carneiro Campos, S/N – Ilha do Bispo
- 15h – Palestra na Escola Cidadã Integral Raul Machado (150 alunos)
25/09
Quarta-feira
- 9h – Encerramento  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias