III FELIPI

Festa Literária de Piancó vai homenagear o poeta paraibano Saulo Mendonça

Este ano, com o tema “Jovens & Literatura: Um prazer conquistável"

03/10/2019 09h31
Por: da Redação
Fonte: Assessoria

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2019, a cidade de Piancó - alto sertão da Paraíba - estará realizando a sua III FELIPI (Festa Literária de Piancó), cujo homenageado será o poeta paraibano Saulo Mendonça.

Durante dois dias de festa, a cidade estará respirando arte e cultura por todos os seus quadrantes. Não apenas a literatura em sua mais alta expressão, mas enfocá também, curiosas participações de autores e declamadores, importantes apresentações de Contadores de Histórias; teatralização da cultura Cigana, sua dança e magia (o significado místico e espiritual, no desenvolvimento de sua mística), contada por alunos do Educandário Américo Mesquita; Espetáculos de Ballet, Leitura de Cordel, apresentação de pequenos escritores (estrelas literárias) em Antologia Mirim; e muita poesia.

Durante todo esse evento, a cidade sertaneja será contagiada pelas emoções que os livros trazem. Será revigorada, nutrida, e se tornará mais rica dos olhares voltados - bem mais largos - para o mundo da leitura e da arte. Uma arte de todos os gostos, expostas para serem saboreadas por todas as faixas etárias presentes ao evento.

Graças a criação da FELIPI, (que deve-se ao poeta e ex-Secretário de Cultura do Estado Lau Siqueira, que plantou essa semente e que germinou à contento em seu terceiro ano, é que as águas que foram regadas garantiram sua manutenção e crescimento, dando hoje os melhores frutos desse plantio cultural. Saber cuidar. Graças também, (e muitas graças), a uma equipe abnegada, que atua no Educandário Américo Mesquita, instituição de ensino, mais uma vez, este ano, escolhida como melhor de Piancó.

A cidade testemunhará experiências incríveis. marcantes, permeadas por uma interlocução constante entre o texto, a arte e a imaginação. Nesses encontros singulares com os livros, sem dúvida, todos terão oportunidade de interagir com autores, cultores e leitores ou simplesmente com admiradores. Todos simultaneamente, num congraçamento de alma e conhecimentos, descobrindo o que os livros podem proporcionar ao homem e a toda complexidade que lhe é imanente.

Antônio Cândido já dizia: "a literatura é uma necessidade universal" (...) "a literatura melhora muito o ser humano". A partir da citação desse mestre escritor brasileiro, é que podemos reafirmar o quão é deslumbrante o encantamento de todos que já têm uma FELIPE, como evento de substancial eminência para cidade de Piancó, ora construindo – através do Educandário Américo Mesquita – um capítulo da história da cultura dessa importante cidade sertaneja, considerada da cultura, no sentido de estar fertilizando o futuro de inúmeros alunos de primeiro grau, tornando-os aptos a futuros avultamentos.

Cada FELIPI assegura para o porvir, a certeza do melhor caminho, o caminho certo, o ser trilhado no conhecimento da arte, pelo qual a vida se torna mais viável, mais sensível e mais produtiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias