Qualificação

Semhab entrega certificados do curso de cuidador de idosos para moradoras do Residencial Vista Alegre

A secretária da Semhab, Socorro Gadelha, ressaltou que a população assistida pelos programas habitacionais do Governo recebe algum tipo de assistência, mas que em João pessoa esse acompanhamento tem sido diferente e mais extensivo.

07/10/2019 20h46
Por: da Redação

A Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (7), a entrega dos certificados do Curso de Cuidador de Idoso, realizado em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer). A turma é formada por 16 cuidadoras, mulheres que moram no Residencial Vista Alegre. Na mesma ocasião, também foi realizada a aula inaugural de uma turma com 38 alunas moradoras do Residencial Nice Oliveira.
 
A secretária da Semhab, Socorro Gadelha, ressaltou que a população assistida pelos programas habitacionais do Governo recebe algum tipo de assistência, mas que em João pessoa esse acompanhamento tem sido diferente e mais extensivo. Neste sentido, explicou que existe a preocupação em oferecer algo mais a essas pessoas e uma das alternativas é a qualificação profissional, por isso, foi oferecido o curso para cuidador de idoso, uma atividade cuja procura tem crescido a cada dia em função do envelhecimento da população brasileira.
 
Ela disse que os cursos oferecidos são resultado de uma consulta feita aos moradores dos residenciais, onde está sendo formada mais uma turma para o curso que vai ter 40 horas. “Com esse trabalho estamos garantindo a moradia, mas também oferecendo uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida num futuro próximo, através da qualificação que é uma forma de gerar uma fonte de renda para essas pessoas”, comentou.
 
André Coelho, secretário adjunto da Habitação, informou que as famílias beneficiadas pelo Programa Habitacional da Prefeitura são assistidas por um período de no mínimo um ano. “Elas recebem informações sobre a convivência em condomínio e também participam de cursos de capacitação, como aconteceu agora com a formação dessa turma”. 
 
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Emano Santos, também estava na solenidade e ressaltou a parceria com a Secretaria de Habitação, que tem dado bons resultados. “Quem se formou agora e vai iniciar o curso deve ter a consciência da importância do trabalho que vai fazer de agora por diante, em uma função cuja matéria prima é o amor em cuidar de uma pessoa idosa e agora precisa de cuidados especiais”, declarou.
 
A coordenadora do Clube da Pessoa Idosa, Haydê Casse da Silva, disse que cuidar de um idoso é trabalhar com amor e dedicação, lembrando que essa é uma profissão que vai ser cada vez mais procurada em função do envelhecimento da população. Neste sentido, lembrou que existe carência nessa área e que as novas cuidadoras estão prontas para ocupar uma função no mercado de trabalho.
 
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu num clima bem descontraído, começando com a apresentação do Grupo de Xaxado ‘As Cangaceiras de Lampião’. O encerramento aconteceu com a apresentação de uma apresentação teatral do Núcleo de Apoio e Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde (SMS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias