Notícias falsas: Obras da Prefeitura na Avenida Ruy Carneiro estão em conformidade com a legislação

A Prefeitura de João Pessoa vem realizando uma série de obras para reconstrução, desobstrução de galerias e requalificação da via pluvial na Avenida Ruy Carneiro, na região dos bairros Miramar e Jardim Luna. São obras necessárias para evitar alagamentos, identificar e regularizar possíveis ligações clandestinas de esgoto e, como consequência, evitar transtornos para a população nos períodos de chuva, bem como maiores danos para o patrimônio ambiental da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que na mesma área está em andamento uma obra num terreno privado, empreendimento devidamente licenciado. “Nós entendemos que toda obra provoca desconforto, incomoda e recebemos denúncias de pessoas alegando que a obra vai atrapalhar a vista para o mar dos moradores de alguns prédios da área. O local apresenta vegetação com espécies nativas e exóticas e não se enquadra como Área de Preservação Ambiental (APA), sendo assim não há restrição para uso do solo”, concluiu.

Para a realização das obras na área pública, que estão sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi preciso interditar parte do trecho.  A intervenção vai recuperar e trocar tubos PEAD, que são tubos de polietileno de alta densidade, usados nas galerias pluviais, por onde devem passar água da chuva, que são carreadas para o mar. São estruturas que precisam de manutenção e é isso que a Prefeitura vem fazendo, seguindo todas as normas ambientais vigentes, atenta à zeladoria da cidade. Nesta quinta-feira (20), a obra será finalizada e o trecho que está interditado será liberado.

A notícia falsa foi espalhada nas redes sociais (Instagram) pelo Vereador Fernando Milanez Neto que postou um vídeo denunciano um possível crime ambiental. Confira abaixo:

https://www.instagram.com/reel/CrMOPMrpDrW/?igshid=NTNjZTY1NDU%3D

Vereador Milanez Neto usou o instagram dele para denunciar falso crime ambiental

A direção da construtor pernambucana Moura Dubeux emitiu uma nota informando que a obra esta regular. Confra:

NOTA PARA IMPRENSA

A Moura Dubeux, cuja história se iniciou há 40 anos com empreendimentos em outros seis estados do Nordeste, está iniciando suas atividades em João Pessoa com o intuito de contribuir com o desenvolvimento sustentável e econômico do estado.

Nosso primeiro empreendimento, o Mirante Ruy, foi desenvolvido e atende rigorosamente a legislação pertinente, onde as devidas licenças e autorizações foram expedidas por todos os órgãos competentes.

O terreno em questão, portanto, não é área de preservação ambiental, nem falésia urbana, em quaisquer âmbitos, e o zoneamento permite o perfil da edificação projetada.

 

Redação com Jô Vital/Semam PMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui