Quinteto Uirapuru se apresenta na Igreja da Guia dentro do projeto “Templos de Fé e Música” que une arte e educação

Apresentação acontecerá nesta sexta, 26. Essa edição começa mais cedo, a partir das 15 horas

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Guia, localizada no município de Lucena, recebe, nesta sexta, dia 26, o projeto “Templos de Fé e Música”, aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cultura da Paraíba. Esta edição começa às 15h, com uma Roda de Conversa com o arquiteto e urbanista Raglan Gondim com o tema “Igreja de Nossa Senhora da Guia: arquitetura, significados e pertencimentos”, especialmente direcionada para os professores e alunos da rede pública de ensino do município. Raglan Gondim vai falar da importância deste monumento tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – construído no final do século XVI pelos carmelitas, no estilo barroco tropical e que servia também de observatório para vigiar embarcações inimigas.

O projeto “Templos de Fé e Música”, idealizado pela produtora cultural Ana Gondim, tem o objetivo de contribuir com a preservação de igrejas e capelas históricas através da educação patrimonial e, ainda, dar acesso a concertos de música de câmara. Nesta sexta, às 17h acontece a apresentação do Quinteto Uirapuru que selecionou um repertório destacando a música brasileira, nordestina e armorial com composições de Villa Lobos, Clóvis Pereira, Sivuca, Luiz Gonzaga, Capiba, Rosil Cavalcanti e Guerra Peixe.

Criado em 2002, o Quinteto Uirapuru desenvolve uma intensa atividade musical em todo o Brasil e suas apresentações são sempre aclamadas pelo público. O diretor artístico Rucker Bezerra elogiou o projeto e disse que fez questão de se apresentar na igreja de Lucena. “Eu pedi a Ana Gondim que a nossa apresentação fosse na Igreja da Guia, porque acho belíssima e, por incrível que pareça, ainda não conheço. Tocar lá vai ser a realização de um sonho.” afirmou o músico.

Frei Paulo Henrique, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Guia, disse que “o projeto Templos de Fé e Música traz a oportunidade de oferecer conhecimento histórico e patrimonial além de música de câmara para aqueles que não tem acesso em cidades interioranas. Aguardamos todos, de Lucena e outros municípios, para vivenciar conosco esses momentos para que possamos sair mais enriquecidos”.

A secretária de Educação de Lucena, Ângela Valquíria da Conceição afirmou que “é muito importante que os moradores conheçam a história da igreja da Guia, que tem grande valor para o município. Levaremos alunos, professores e a comunidade para que todos saibam a verdadeira história daquele monumento. Teremos ainda a música de câmara, que muitos só conhecem pela tv. Muitas vezes, um projeto desses desperta, na criança e no adolescente, o gosto pela história, pela cultura e pela música clássica. Isso é um presente para todos nós”.

“Templos de Fé e Música” – O projeto conta com uma equipe de 21 profissionais para a sua realização, entre eles está o grupo Geografia da Paraíba que é responsável pelas fotografias e áudio visual. Os professores José Carlos Pontes, o Carlito Paraíba, e Gabriel de Paiva, criaram, há mais de dez anos, uma plataforma de divulgação da geografia, história e cultura da Paraíba, o @geografia_da_paraiba. Eles vão produzir um vídeo sobre o projeto passando pelos municípios de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, com texto da escritora Maria Valéria Rezende. “Foi uma honra para nós o convite para colaborar com esse projeto e já na primeira edição, na Fortaleza de Santa Catarina, ficamos impressionados com a beleza e a repercussão” ressaltou Carlitos. Os vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube. Acompanhe todas as etapas do projeto “Templos de Fé e Música” no Instagram @projeto.templos.

Fotos anexadas da Igreja da Guia: Killdare Araújo e Valeska Asfora

Fotos do Quinteto Uirapuru: Evana Arruda

 

Ruth Avelino/Rosa Aguiar/Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui