Conteúdo colaborativo para empresas – várias vozes e pensamentos

Tem sido cada vez mais falado sobre conteúdo colaborativo, mas afinal o que é? Resumidamente, é o conteúdo criado a partir da interatividade. No jornalismo, por exemplo, a informação é construída por cada participante em torno do fato, o que gera um conteúdo muito mais rico, com inúmeros pontos de vista.

Quando se fala em conteúdo colaborativo para empresas, o conceito não muda. A construção dos textos é realizada por meio da interação de todos os envolvidos no negócio junto aos profissionais que lidam diretamente com a escrita dos conteúdos.

Em outro momento, falamos sobre os fatores que são essenciais para conseguir transmitir a identidade através do conteúdo e, dentre eles, estava o relacionamento próximo aos envolvidos no negócio e amplo conhecimento sobre tudo o que ocorre na empresa. Essa proximidade por meio da contínua comunicação é um dos pontos fundamentais na construção do conteúdo colaborativo.

Conteúdo colaborativo nas empresas – Na prática!

Muitas empresas quando desejam investir na produção de conteúdo se sentem perdidas quanto aos assuntos que serão abordados, aliás, a experiência na produção de conteúdo para muitos negócios tem sido insatisfatória, afinal, a maioria das agências define os temas por conta própria a partir do que “julgam” ser as necessidades do cliente. Sem conversa e sem alinhamento de informações, realmente os resultados serão afetados.

O conteúdo colaborativo é um elemento que só veio agregar à produção de conteúdo e ele começa em uma comunicação de mão dupla entre o negócio e a agência que escreverá os conteúdos. A consultoria de comunicação, Biquara Contents, esclarece que há alguns pontos importantes que diferenciam um conteúdo colaborativo de qualquer outro modelo de conteúdo: 

Pautas são definidas em equipe

A definição dos temas que serão tratados, seja no conteúdo para blogs, seja nos conteúdos das redes sociais, ou qualquer outro formato, é realizada junto a todos os colaboradores do negócio.

Cabe àqueles que escrevem o conteúdo, procurar a melhor maneira estratégica, que também cumpra com as métricas de SEO, de transformar esses temas em conteúdos.

Ideias coletivas fazem parte de um só texto

Tudo o que foi alinhado por meio da comunicação passa a fazer parte do conteúdo. O texto contém literalmente as ideias coletivas do que foi discutido.

Inteligência coletiva presente no negócio e blog

Tudo aquilo que faz parte do negócio, as habilidades e inteligências de cada colaborador podem e devem fazer parte do conteúdo, seja no blog ou nas redes sociais. A ideia é que por meio de um conteúdo a pessoa consiga entender a empresa como um todo. Sim, isso é possível.

Todos revisam, aprovam o texto e assinam

O conteúdo colaborativo é aquele que tem o toque de cada colaborador. Todo o processo de revisão e aprovação de conteúdo passa por todos os envolvidos, além disso, o conteúdo também é assinado por todos, o que não está ligado à uma assinatura propriamente dita, mas principalmente, à participação de cada um para que aquele texto tenha corpo e voz.

Processo de elaboração de conteúdo envolvendo poucas pessoas

Para um texto altamente estratégico, colaborativo e que consiga reunir a “essência” do negócio, costuma ser indicado que até duas pessoas escrevam, unindo os conceitos que foram debatidos por toda a equipe. A ideia é conseguir “cristalizar” o conteúdo, ou seja, torná-lo o mais transparente possível, conseguindo repassar a quem lê absolutamente o que a empresa é, como pensa e como se relaciona com os seus parceiros e clientes.

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