Usina Cultural Energisa inicia calendário de exposições 2021 com obras de Cris Peres

Exposição ‘Área de Risco’ será iniciada nesta quinta, dia 11, seguindo todos os protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara e limitação de pessoas e verificação de temperatura

Vinte e cinco obras, entre objetos, esculturas e gravuras-objeto, integram a exposição “Área de Risco”, da artista visual Cris Peres. Com entrada gratuita, a exposição será aberta às 16h desta quinta (11), na Galeria de Arte da Usina. Em razão da pandemia, não haverá solenidade de abertura presencial, e as visitações serão limitadas a 10 pessoas por vez, seguindo todos os protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas e verificação de temperatura corporal.

A exposição, que conta com a curadoria do artista visual Dyógenes Chaves, se estenderá até 20 de março, com visitações de quarta a sábado, das 13h às 18h. ‘Área de Risco’ foi selecionada pelo Edital de Ocupação Usina de Artes Visuais 2019-2020, patrocinado pela Energisa Paraíba, por meio da Lei Rouanet (Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania). Com essa iniciativa, o público tem oportunidade de conhecer melhor a produção dos artistas da nossa terra.

 

Cris Peres é artista visual paraibana, pesquisadora PIBIC/CNPQ 2018-2020 e mestranda em Artes Visuais pelo programa de pós-graduação PPGAV/UFPB – UFPE. Tem o trabalho voltado para a experimentação, partindo do princípio da gravura no campo ampliado para desdobramentos escultóricos. Utiliza o produto industrial, principalmente o plástico, como plataforma de processo, abordando narrativas urbanas junto as possibilidades de integração do pensamento gráfico às práticas relacionais, decoloniais e pedagógicas. Participou de exposições coletivas nas cidades de João Pessoa e Recife. Sua primeira individual – Vocabulário do vazio – aconteceu em 2019 na Galeria Casarão 34, em João Pessoa.

 

Serviço

O que: Área de risco, individual da artista Cris Peres

Como: 25 obras (objetos, esculturas, gravuras-objeto) produzidas entre 2019 e 2020

De: 11 de fevereiro (quinta-feira, 16h, abertura)

Até 20 de março de 2021, de quarta a sábado, das 13h às 18h

Onde: Usina Cultural Energisa (Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá – João Pessoa-PB)

Realização: Secretaria Especial da Cultura/ Ministério do Turismo (Lei Rouanet)

Patrocínio: Energisa Paraíba
Exposição limitada a 10 pessoas por vez; uso obrigatório de máscara.

 

Iniciativas da Usina

 

A Usina Cultural Energisa, desde sua criação em 2003, tem sido palco de grandes eventos, como o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), Prêmio Energisa de Artes Visuais, entre outros. E a Usina não para. Uma programação mensal com projetos permanentes como Usina da Música e Violadas, e espaços como a Galeria de Arte, Lojinha da Usina, Galeria Alexandre Filho, Museu Espaço Energia e Café da Usina, atraem diariamente um público interessado em apreciar shows, concertos, exposições, lançamentos de livros, cinema, teatro.

 

Desde 2016 retomamos a ocupação da galeria de arte da Usina com uma série de exposições, coletivas e individuais, com destaque para a produção local e notadamente daqueles talentos surgidos no Arte na Empresa, programa de exposições realizado ininterruptamente pela Energisa, na Paraíba, desde 2008, nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa.

 

Em razão das medidas obedecendo a leis sanitárias federais e estaduais adotadas pela Usina Energisa, as exposições da temporada abril-dezembro de 2020 foram suspensas e, a partir desta quinta (11), acontecerão presencialmente, obedecendo a todos protocolos de biossegurança para prevenção da Covid-19: obrigatoriedade de máscara, distanciamento entre as pessoas e limitação de público. Portanto, a galeria será ocupada por coletivas e individuais, de artistas convidados ou selecionados pelo Edital de Ocupação Artes Visuais 2019-2020, numa realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com o patrocínio da Energisa Paraíba. Com essa iniciativa, o público tem oportunidade de melhor conhecer a produção dos artistas da nossa terra.

Gerência de Comunicação e Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui