Semob-JP faz ação educativa para compartilhamento de espaços na orla do Cabo Branco

Respeitar a sinalização mesmo durante as práticas esportivas e de lazer é essencial para garantir um fluxo seguro e sem vítimas. Seguindo a programação do Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de reduzir o número de ocorrências e pessoas acidentadas, educadores de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) reiniciaram na manhã desta terça-feira (11), na orla do Cabo Branco, a ação de compartilhamento de espaços, que tem como objetivo disciplinar a movimentação de quem circula entre às 5h e às 8h, para realizar atividades físicas, incluindo caminhada, corrida, pedalada e/ou patinação.

De acordo com George Morais, superintendente da Semob-JP, o ordenamento do fluxo, mesmo em trechos onde não circulam veículos automotores em horários específicos, é extremamente importante para incentivar o respeito e boa convivência entre todos os desportistas.

“Voltamos com a ação de compartilhamento de espaços no Maio Amarelo a pedido do próprio prefeito Cícero Lucena que é adepto da prática esportiva diária e observou a necessidade de reforçarmos novamente junto às pessoas as orientações”, explica George.

Ainda segundo o superintendente, o poder público está fazendo o papel de disponibilizar os espaços, sinalizá-los e promover ações educativas, tendo o cidadão o dever de fazer a sua parte, mantendo condutas adequadas para evitar a ocorrência de novos acidentes.  “Os dados comprovam o que já falamos todos os dias sobre a importância de compartilharmos espaços, termos empatia pelo outro e bom senso no cumprimento as normas de trânsito”, finalizou.

Ação educativa – A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) coloca cavaletes com orientações de regras de boa convivência, mostrando que cada um deve respeitar o espaço do outro, também são feitas orientações pessoas e entrega de materiais educativos.  A sinalização instalada na pista de cor vermelha é indicada para circulação de ciclistas, skatistas e para quem usa patinetes ou patins. Já a sinalização de cor azul delimita o espaço para o pedestre.

Dados – Nos últimos quatro anos, segundo levantamento realizado Semob-JP, através da Seção de Geoprocessamento e Estatística, 1.892 acidentes envolvendo ciclistas foram registrados em João Pessoa, entre os anos de 2017 e 2020. O número de ocorrências infelizmente foi crescente. Veja quadro abaixo com números específicos.

ANONÚMEROS DE ACIDENTES
COM CICLISTAS EM JP
2020487
2019474
2018484
2017447

Pollyana Sorrentino com foto Died/Semob-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui