Com seu forró swingado e muito romantismo, conheça a vida e a carreira de Rafael Dono

Cantor paraibano já é sucesso em carreira solo

Natural de Taperoá, no Cariri paraibano, Rafael Júnior da Silva sempre teve paixão pela música. Desde criança, alegre e criativo, brincava com pentes de cabelo usando-os como microfone. A brincadeira de criança evoluiu e ele começou a  se apresentar na escola e na igreja. Hoje, aos 32 anos, Rafael já sabe bem o que quer. Sob o nome artístico de Rafael Dono, ele aposta na carreira solo com composições autorais, em um estilo exclusivo e cheio de energia para cantar e dançar no palco – com uma performance sempre positiva e de muito alto astral. “Comecei profissionalmente muito jovem, com 12 anos já cantava e fiz parte de vários grupos em diversas cidades, Campina Grande, Salgadinho e até uma banda baile no Rio Grande do Norte. Tinha dado um tempo na carreira musical quando fui convidado para participar de um projeto em Patos, a maior oportunidade até então”, conta o músico.
Daí surgiu a  banda “Forró do Dono”. À frente do grupo, teve seu nome agregado a um dos maiores cantores do Brasil. Nosso Rafael cantou uma composição sua junto com Wesley Safadão. “Fizemos uma participação no show de Wesley em Santa Luzia e ele ensaiou a minha música ‘Farra na Mansão’ no camarim para apresentarmos no show”, lembra. A “Forró do Dono” também gravou em estúdio a canção “Ajoelha e puxa”, com Luan Estilizado. Mas, após sete anos, e após várias formações, a banda chegou ao fim. Depois isso, Rafael se associou com o amigo de infância Altamar Assis, a quem chama de principal apoiador. “É uma pessoa que me estendeu a mão. Eu sonhava com alguém que investisse na minha carreira, porque não basta ter talento, é preciso ter um pouquinho de sorte. E eu tive. Sou grato às pessoas que me ajudam”, diz. Assim, Rafael adotou o nome artístico “Rafael Dono”. “Como eu já era a cara da banda, decidimos mudar novamente, mas foram mantidos praticamente todos os músicos e os empresários”, pontua o cantor.
Projetos e parcerias — Wesley Safadão, DJ Ivis e o saudoso Gabriel Diniz são algumas das referências de Rafael Dono, que aposta no gênero musical forró estilizado com um toque swingado, além de do forró romântico de Batista e Edson Lima, Aduílio Mendes e Mara Pavanelly.  Mesmo jovem e em início de carreira, é muito querido e reconhecido entre os músicos nordestinos. O primeiro sucesso na carreira solo foi “Thaís”, que chegou a 200 mil visualizações no YouTube e no site Sua Música, no início de 2021. A gravação tem a parceria de Henry Freitas, que também faz um dueto na “Dancinha do Tik Tok”, primeiro single do EP de composições autorais.
A ideia de convidar nomes conhecidos para as participações especiais no CD promocional foi inspirada no projeto “Uma Dose com GD”, de Gabriel Diniz. “Pensamos em usar composições atemporais, que marcaram a história. Decidimos fazer num boteco, uma cachaçaria, que era mais a cara do projeto. O repertório foi todo escolhido por mim, Toim do Gado (Fillipe Soares) e Pablo Baterista e participaram Edson Lima, Aduílio Mendes e Samya Maia”, destaca.
Após a fase Dono do Bar, Rafael deu mais um passo: o lançamento de um CD de forró estilizado apenas com músicas autorais e inéditas. “Com o sucesso de ‘Thaís’ começamos a receber muitas composições de vários lugares do Brasil, escolhi as que iriam entrar neste projeto e ser divulgadas gradativamente”, explica.
O cantor inicia os lançamentos com uma das que ele acredita que tem maior potencial de estourar e virar hit, a “Dancinha do Tik Tok”. “A canção tem um apelo grande com o público que gosta de fazer as coreografias do aplicativo, assim como a que será lançada futuramente ‘Eu nunca, eu já’, que segue na mesma linha de ser divertida e leve”, adianta.
”A música é um infinito” — Para sua trajetória de vida e de carreira, Rafael contou com pessoas que são verdadeiros anjos em sua vida, que foram incentivando o cantor a não desistir do seu sonho e viver plenamente o seu talento.   “Muitas pessoas me disseram para desistir e acreditavam que eu não poderia viver da música. Não sou ganancioso, mas acredito muito que vou chegar forte no mercado. Acredito que nos próximos anos já estarei mais consolidado e poderei levar o nome da minha cidade e da Paraíba para todo o Brasil”, afirma.
Sonho que o cantor divide com a esposa Mauricélia, a “Galega”, e os filhos Kauã de 13 anos e Kauê, de 2. “Quero muito dar a vida que eu não tive para eles. Sempre foi muito sofrido para mim, meus pais trabalhavam muito e, se meu pai fosse vivo, queria mostrar para ele que venci. O que me motiva a seguir em frente é fazer minha família sentir orgulho de mim”, emociona-se.
Para os que estão iniciando a carreira, o músico reforça que há críticas boas e ruins e que é preciso saber diferenciá-las. “Não desista porque julgamentos sempre vão existir. É preciso confiar no seu talento e se entregar à carreira, seguir e estudar bastante. Música é um infinito, sempre há algo a aprender”, aconselha.
Contatos –  Para saber mais e ouvir as músicas de Rafael Dono o Instagram é @rafaeldonooficial, além disso também é possível conferir e baixar no site Sua Música (https://suamusica.com.br/rafaeldono/rafael-dono-promocional-junho-dono-atualizado) e no
canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC1Nb5E2F5caufwV1Z_Ch0xw). Os telefones para contato são (83)-98101-1160, (21) – 99249- 9707 e (83)-99941-9647 (WhatsApp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui