“ Vida e Voz”: 1º Encontro Regional de Meninos e Meninas de Rua da Região Nordeste será online

Mais de 265 mil crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, foram assassinadas no Brasil conforme as últimas décadas, segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), num relatório de 2020. Deste quadro, muitos são da Região Nordeste. Temas da violência contra a população infanto-juvenil em vulnerabilidade serão tratados no 1º Encontro Regional de Meninos e meninas de Rua, que se realiza neste sábado (26), de forma online, às 13 horas, pela plataforma Zoom.

Com a bandeira “ Vida e Voz”, o encontro é destinado a educadores e lideranças do movimento e tem como prioridade o fortalecimento e unificação das ações  para o melhor enfrentamento da violação dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo daqueles em vulnerabilidade e em situação de rua. Além da Paraíba, o evento reúne todos os Estados da Região Nordeste, exceto a Bahia.

A Paraíba será representada pelas coordenações de João Pessoa e Campina Grande. A assistente social Salete Ribeiro de Freitas, da coordenação/JP, fala da importância do evento e da expectativa da realização de forma remota.  ” Pela primeira vez, de forma online, iremos definir duas linhas de ação do movimento que é a formação e a organização da meninada em situação de rua”, diz Salete.

Ela acrescenta que será o momento de se posicionarem contra o genocídio de crianças, adolescentes e jovens, em especial pobres e negros do Brasil, especificamente da Região Nordeste. Salete não adiantou sobre a estatística de mortes da população infanto-juvenil em situação de rua na Região. “ No encontro é que iremos consolidar um diagnóstico destes dados por cada estado”, destacou.

Os educadores, em sua maioria, são egressos do movimento nacional de meninos e meninas de rua. Muitos deles e delas, atualmente são conselheiros tutelares, estão nos movimentos de luta para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes e também atuam em entidades do sistema de garantia de direitos nos três eixos: controle, promoção e defesa.

As articulações continuam por Estado. A plataforma comporta 300 integrantes. O link será encaminhado para cada pessoa inscrita,  pouco antes do início do evento, previsto para as 13h.

Contato- Salete Ribeiro- 98131365

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui