Imprensa paraibana chora a morte do jornalista Walter Galvão

O jornalista, escritor e poeta Walter Galvão morreu na madrugada desta quarta-feira (7), no Hospital da Unimed, em João Pessoa, aos 64 anos. Ele estava internado há mais de uma semana para tratamento de um câncer. O corpo será cremado na manhã de hoje.

Galvão atualmente ocupava a presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc). Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Conde, na gestão de Márcia Lucena (PSB), secretário de Educação e de Transparência na Prefeitura de João Pessoa, nas gestões de Ricardo Coutinho (PSB).

No jornalismo, sua principal atuação foi na edição dos jornais impressos Correio da Paraíba, O Norte e A União. Seus textos sempre voltados para críticas dos cenários econômicos, social e político do Estado e país. Também foi crítico de cinema e literário e era imortal na Academia Paraibana de Cinema.

Foi autor de diversos livros, como a compilação de artigos “É provocando que a gente se entende”, o ensaio analisando o álbum Som do Sim (Herbert Vianna) intitulado “O som diz sim” e o de poesias Silabário.

Também se destacou na cena cultural pessoense como cantor, fez parcerias em festivais locais com Carlos Aranha, interpretou a canção “Gavião” no álbum “O Jardim dos Animais”, de Paulo Ró.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba expressa seu profundo pesar pelo falecimento ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 7 de julho, de um dos grandes nomes do jornalismo e da cultura paraibana: Walter Galvão, de 64 anos.

Homem das letras e das artes, intelectual generoso e cidadão antenado com as grandes questões de sua época, Galvão deixa uma lacuna imensa no convívio dos amigos, no ambiente jornalístico e também na gestão pública onde também atuou, sempre com competência, zelo e dedicação.

Nos irmanamos ao sentimento de perda de toda a Paraíba pela partida precoce de um jornalista, escritor, músico, gestor e, principalmente, homem de sentimentos elevados assim como sua cultura e leitura de mundo.

A DIRETORIA

NOTA DE PESAR

API lamenta morte do jornalista Walter Galvão

A Associação Paraibana de Imprensa (API) lamenta profundamente a morte do jornalista e poeta Walter Galvão, aos 64 anos. Com passagem em grandes veículos e gestões públicas, Galvão parte deixando um legado imprescindível para a comunicação paraibana.

Dono de crônicas singulares e um olhar ímpar para o cotidiano, Walter Galvão militou por muito tempo no jornalismo impresso. Na carreira, sua principal atuação foi na edição dos jornais Correio da Paraíba, O Norte e A União.

Ele também se destacou na gestão pública. Atualmente ocupava a presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc). Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Conde e secretário de Educação e de Transparência na Prefeitura de João Pessoa.

Com uma veia cultural aguçada, também foi crítico de cinema e literário e era imortal na Academia Paraibana de Cinema. Foi autor de diversos livros, como a compilação de artigos “É provocando que a gente se entende”, o ensaio analisando o álbum Som do Sim (Herbert Vianna) intitulado “O som diz sim” e o de poesias Silabário. Também se destacou na cena cultural pessoense como cantor, fez parcerias em festivais locais com Carlos Aranha.

A API expressa seu mais profundo pesar para todos os amigos e familiares de Walter Galvão, com a certeza de que seu nome, história e patrimônio intelectual estarão vivendo eternamente no jornalismo e na sociedade paraibana.

Associação Paraibana de Imprensa
07 de julho de 2021

ALPB lamenta morte do jornalista Walter Galvão

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público lamentar a morte do jornalista Walter Galvão, que atualmente ocupava a presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc).

Walter Galvão tinha 64 anos e lutava contra um câncer. Ele estava internado em um hospital privado da Capital e faleceu nesta madrugada.

Galvão ocupou cargos na gestão pública como secretário de Educação de João Pessoa e secretário de Comunicação do Conde. Também atuou durante anos na imprensa, passando por todos os grandes jornais da Capital como A União, O Norte e Correio da Paraíba.

Ainda não há informações sobre o velório e enterro do jornalista.

Redação com Paraiba Já e assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui