O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado nesta terça-feira (27) é uma⁹ data importante para lembrar e conscientizar sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes relacionados ao trabalho, promovendo assim um ambiente seguro para exercer as atividades.
É considerado acidente de trabalho aquele que acontece durante o serviço, provocando lesões que possam causar a perda ou redução da capacidade de trabalhar, ou até mesmo óbito. Esse acidente pode ser causado por fatores naturais ou por falta de segurança e medidas de proteção necessárias para fazer o trabalho.
No setor da construção civil a preocupação e o cuidado para evitar acidentes é ainda maior, pois segundo a Relação Anual de Informações Sociais, o risco de acidentes incapacitantes na área da construção é seis vezes maior do que nos demais setores.
Segundo Silvio Teixeira, Gerente de Recursos Humanos da construtora Alliance, investir em ações e medidas que previnam os acidentes vai muito além dos equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e precisa ser a prioridade dentro da construção.
“É importante sempre promover e atualizar os treinamentos, como o NR 35, que se refere a trabalho em altura e o NR 12, que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, além de ter um profissional técnico de segurança durante as atividades no canteiro de obras e promover o DDS, que é Diálogo Diário de Segurança”, explicou ele.
O Diálogo Diário de Segurança nada mais é do que uma conversa com os trabalhadores de 10 a 15 minutos, todos os dias, antes do início das atividades, sobre os riscos do trabalho e como evitá-lo. É um recurso do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), usado para conscientizar os funcionários para a prevenção de acidentes e para exercer as suas funções de maneira segura para todos.
“Garantir a segurança dos colaboradores nas obras da Alliance é primordial, por isso o DDS, aliado aos treinamentos e investimento em máquinas e equipamentos novos e atualizados, para melhor desempenho dos colaboradores com qualidade e segurança para desenvolver suas atividades diárias, têm se mostrado bastante eficazes em evitar que acidentes aconteçam”, finaliza ele.