Saúde promove Dia D de testagem para sífilis, HIV e Hepatites B e C

Na manhã desta quinta-feira (21), A.G, de 34 anos, saiu de casa destinada a cuidar da saúde. Foi ao Pavilhão do Chá, no Centro de João Pessoa, onde estava sendo realizado o Dia D de testagem para sífilis, HIV e Hepatites B e C, além da oferta de vacinas contra Hepatite B e tétano e distribuição de preservativos para a população.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo das IST/Aids e faz parte da programação de combate à sífilis congênita, infecção bacteriana transmitida da mãe para o feto durante a gravidez e atraiu . Quando tratada precocemente, a transmissão é evitada, por isso o diagnóstico antecipado é importante para preservar o bebê da doença. “Essas ações são muito importantes porque a gente cuida da saúde, tomando vacina, fazendo exame, tudo num lugar só”, disse A.G.

Para a coordenadora da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros), Luza Maria, trazer os serviços para perto da população facilita muito a vida das profissionais do sexo. “Para nós, cuidar da saúde significa cuidar do corpo que é o nosso instrumento de trabalho”, falou.

A chefe do Núcleo das IST/Aids da SES, Joanna Ramalho, lembra que as ações de prevenção à sífilis retornaram após um ano paradas devido à pandemia da Covid-19. “O momento é de resgate das ações e, com isso, estamos na busca ativa da população que não teve acesso aos serviços por conta da diminuição dos atendimentos durante a pandemia. Neste evento, além das profissionais do sexo, atendemos usuários de droga e pessoas em situação de rua”, pontuou.

A ação teve adesão da população que mora ou transita nas proximidades do Pavilhão, a exemplo do aposentado Antonio Cordeiro, de 69 anos. “Eu moro em Cruz das Armas e quando vi falando na televisão, vim direto pra cá. Gosto muito de cuidar da minha saúde”, declarou.

Nesta sexta-feira (22), o mesmo evento acontecerá das 19h às 22h, na Rua da Areia. Na ocasião, serão oferecidos testes para sífilis, HIV e Hepatites B e C, oferta de vacina contra Hepatite B e tétano, distribuição de preservativos. A programação do mês de combate à sífilis congênita continua na manhã da próxima segunda-feira (25), com a mobilização da população LGBT e pessoas em situação de rua para a luta contra a doença. Serão ofertados testes rápidos, vacinas contra Hepatite B e tétano e distribuição de preservativos, na Praça Rio Branco (Chorinho), das 8h às 13h.

Entre os dias 27 e 29 de outubro, terá a programação junto à população travesti e transexual, com oferta de testagem e tratamento via oral para sífilis, em pessoas com próteses de silicone, no Ambulatório TT, do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui