As festividades de fim de ano são marcadas por mesas fartas, repletas de alimentos saborosos, porém muito calóricos. A nutricionista do Sistema Hapvida, em João Pessoa, Sonalle Carolina ressalta que o excesso no consumo de fritura, gordura, açúcar e carboidratos em curto espaço de tempo pode gerar consequências à saúde e orienta moderação na hora de comer e beber.
O exagero na ingestão dos alimentos pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos, gases, diarreia, azia, dor de cabeça, além de agravar situações já existentes, como o aumento da pressão arterial, glicose, sem contar o aumento do peso corporal.
“Os excessos tanto de comida quanto de bebida não fazem bem à saúde. É preciso entender que Natal tem todo ano, então as comidas que geralmente fazem parte das ceias de Natal e Ano Novo serão sempre as mesmas. Sendo assim, comer e beber com moderação é o melhor caminho quando se coloca a saúde em primeiro lugar”, destaca a nutricionista.
A especialista orienta evitar consumo de bebidas com açúcar, como caipirosca e caipirinha ou nesses casos pedir ou fazer o preparo com adoçante. Recomenda ainda evitar frituras já que está ingerindo bebida com açúcar, e preferir o consumo de proteínas.
“Já nas ceias é importante pensar no equilíbrio, ter o peru, chester, carne ou lombo, mas também ter uma salada, um salpicão light, ou seja, sem deixar de aproveitar as preparações desse momento, mas tudo com cautela”, orienta.
Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação/com foto Nicole Michalou no Pexels