Vários setores da economia vêm passando por desafios por conta da pandemia. Mas o mercado imobiliário conseguiu driblar as dificuldades e teve um ano de 2021 considerado muito bom, com alta demanda. A projeção é de um crescimento de mais de 12% no Brasil em relação ao ano passado, de acordo com estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).
Para o ano de 2022, mesmo com a alta da Selic, as expectativas são boas. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) o setor poderá crescer 2%, desde que o Produto Interno Bruto (PIB) se expanda de 0,5% a 1%.
E a mudança no comportamento de consumo que a pandemia causou nas pessoas, é também um bom indicativo para o setor. Construtoras como Alliance, por exemplo, mantém projeções positivas, devido ao sucesso de vendas dos seus mais recentes lançamentos, como o Horizon e o Nai, em João Pessoa.
Para o diretor executivo da Alliance, Hugo Montenegro, 2022 será de desafios, mas acredita que a demanda continuará em alta.
“O cenário que vem se desenhando para 2022 pode ser mais desafiador, por dois fatores: a tendência de alta do juros e as eleições, que acabam deixando as pessoas inseguras sobre o futuro. Entretanto, acredito também que a demanda ainda continuará alta. As pessoas pós pandemia ainda têm um desejo de adquirir seu imóvel. Dessa forma, as empresas que tiverem ofertando imóveis que estejam totalmente aderentes às necessidades reais do cliente, vão conseguir vender. Principalmente, quem transmite credibilidade para seu cliente. Empresas que já têm uma história de sucesso, como a Alliance, conseguem quebrar mais esse ambiente de insegurança para o consumidor final”, afirma ele.
*Chegada do verão*
Famosa pelas praias, belezas naturais e qualidade de vida, João Pessoa tem atraído cada vez mais pessoas que desejam investir na capital paraibana. Bairros como Altiplano, Cabo Branco e as praias de Ponta de Campina e Intermares, na vizinha Cabedelo, têm ganhado destaque para quem procura um novo imóvel.
Recentemente, João Pessoa foi eleita a melhor cidade do Brasil para se morar após aposentadoria, segundo o Canal Mais 50, que tem mais de 256 mil inscritos.
Empreendimentos localizados à beira-mar, como La Mar Residence, têm sido cada vez mais procurados. Além de estar a poucos minutos da praia, com uma vista incrível, também é possível ter acesso a restaurantes, bancos, shoppings, bares, supermercados, perto quando for conveniente.
Muitas vezes a procura por esses imóveis têm relação com sua versatilidade – um imóvel recém adquirido pode ser utilizado para morar, alugar, construir ou reformar. Investimentos no setor mantêm, assim, a garantia de retorno do dinheiro investido por meio da constante procura.
“Durante o verão a cidade está mais bonita e recebe o maior número de turistas, que conseguem constatar e ter a oportunidade de usufruir um pouco dessa qualidade de vida e da beleza. O mar é lindo, a vista que se tem dos empreendimentos que nós temos é deslumbrante e isso realmente faz com que as pessoas façam um movimento de procura e de desejo para adquirir seus imóveis aqui. Então eu acho que é uma grande oportunidade que nós temos de mostrar a qualidade, tanto dos produtos disponíveis, quanto das belezas naturais que João Pessoa tem. É um momento que as pessoas conseguem estar com um astral mais feliz e agora que a gente está num período mais brando da pandemia, mais do que nunca isso faz total sentido na vida das pessoas. Acho que esse verão vai ser bastante promissor nesse aspecto.”, finaliza Montenegro.