Número de pequenos negócios cresce durante o ano de 2021 na Paraíba

Falta de planejamento financeiro pode contribuir para fechamento precoce das empresas

 

A pandemia marcou a economia brasileira em 2020 e 2021. Mas, no último ano, o destaque positivo ficou por conta das pequenas empresas que foram as responsáveis pela geração de renda e oportunidades. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados disponibilizados pela Receita Federal, o número de pequenos negócios abertos na Paraíba aumentou 18% entre os meses de janeiro e novembro de 2021, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

 

Apesar do crescimento positivo, a falta de planejamento pode ocasionar o fechamento precoce das empresas e é importante que os empreendedores fiquem de olho na gestão financeira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência e esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. Entre os principais motivos estão a falta de capital (20%) e falta de lucro (7%), o que mostra a importância de um planejamento anual de gastos para uma boa gestão da empresa.

 

O objetivo do planejamento financeiro é dar suporte ao gestor na tomada de decisão, como por exemplo, o impacto financeiro de contratar mais um colaborador ou a disponibilidade de recursos para adquirir uma nova máquina ou equipamento.

 

E a tecnologia pode ajudar os pequenos empresários. O diretor da plataforma financeira YpControl, Cláudio Piomonte, afirmou que é comum os gestores de empresas menores negligenciar a gestão financeira, pelo fato de acumularem várias funções. “O pequeno geralmente faz tudo sozinho, cuida de produção, de venda e acaba não tendo controle de tudo. Com isso, em um momento de crise, a empresa começa a se endividar e pode acabar fechando as portas”, justificou.

 

Para facilitar o trabalho dos gestores, plataformas como o YpControl, com foco na saúde e eficiência financeira de pequenas empresas, são boas soluções, com baixo custo. “Por meio dela, é possível visualizar informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, emitir boletos e notas fiscais e gerenciar os contratos. Basta alimentar a plataforma com as informações e os dados e relatórios poderão ser acessados de qualquer lugar para tomadas de decisões”, explica Cláudio.

Iara Ieno

Pauta Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui