Sereias da Penha comemoram participação na Expo Favela em São Paulo

O grupo de artesãs Sereias da Penha representou a Paraíba na edição da Expo Favela, em São Paulo. A feira de negócios aconteceu entre os dias 15 e 17 deste mês, reuniu empreendedores e startups que nasceram e atuam em comunidades de todo o país. Num universo de mais de 20 mil inscritos, as Sereias da Penha foram selecionadas e estiveram entre os cerca de 300 expositores do projeto. Além da troca de conhecimento, com outros produtores, o trabalho das artesãs pessoenses foi prestigiado por artistas e empresários de renome nacional.

O ator Alexandre Borges foi um dos que conseguiu prestigiar a arte desenvolvida com escama de peixe pelas artesãs. Foi presenteado com uma flor de escamas, para decoração. A empresária Luiza HelenaTrajano, responsável pela expansão da rede de lojas Magalu, também se admirou com o trabalho das Sereias, que conseguem transformar material, que antes seria descartado, em biojóias, acessórios, roupas e artigos de decoração.

“Foi muito importante para nós que fazemos as Sereias da Penha, pela troca de aprendizado e conhecimento. Pudemos conhecer o trabalho de outras pessoas, de outras localidades do país, nós estamos voltando com a bagagem repleta de conhecimento para por em prática no nosso negócio. Na certeza que uma comunidade pode ter muita força sim. Tivemos uma grande vitória, pois foram 20 mil projetos inscritos e a gente conseguiu estar entre o grupo que foi selecionado para expor”, destacou Aline Gouveia, artesã das Sereias da Penha.

As Sereias foram representadas por Aline Gouveia e Joseana Izidro. Elas receberam todo o apoio da Central Única das Favelas (CUFA), que acompanhou as artesãs na cidade e também do Sebrae, que viabilizou a passagem de uma delas. “Somos eternamente gratas pela vivência nesse evento de magnitude nacional. Renovou as nossas energias para seguir em frente e tocar o nosso negócio”, reforçou Aline.

Valorização e reconhecimento – Desde 2021 a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) abraçou o trabalho das Sereias da Penha. Sem sede fixa, a Secretaria apoiou com a viabilização de microcrédito pelo Empreender PB, para obras da nova sede, bem como possibilitou espaços de comercialização dentro da Feira Móvel do Produtor, além de ter organizado o desfile que marcou a retomada do trabalho das artesãs. “A gente se orgulha em ver o trabalho dessas mulheres guerreiras sendo reconhecido e elevando o nome da nossa cidade a nível nacional. É gratificante ver essas mulheres aproveitando ao máximo as oportunidades e, com uma arte tão bonita, destacando João Pessoa para todo o país”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital.

Andrezza Carla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui