Festival da Cachaça e Cultura de Pipa já tem data definida para ser realizado . Saiba mais

Surge mais um evento no calendário da cachaça, que tem ficado mais fornido nessa fase de arrefecimento da pandemia (visite a seção Eventos, do Devotos, para conferir). E o novo encontro dos devotos será em cenário de paraíso tropical. Falamos do Festival da Cachaça e Cultura de Pipa, agendado para 10 a 12 de junho próximos.

A festa acontece na Praia da Pipa, em Tibau do Sul. O balneário fica no litoral sul do Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros de Natal e a 140 quilômetros de João Pessoa (PB) – ou seja, uma região estrategicamente localizada não muito distante de produtores de alta qualidade.

Compre aqui a potiguar Cachaça Coração de Alambique Ouro, de Parnamirim.

“A gente sempre promoveu iniciativas ligadas à cachaça”, conta Mario Alves, do Empório Central, casa na Pipa especializada em pimenta e cachaça que promove a festa. “Pipa é carente de eventos, em especial festivais que promovam aspectos da nossa cultura”.

Mario vinha projetando o Festival da Cachaça e Cultura de Pipa desde 2019, mas, como tantos eventos que agora estão sendo anunciados, os planos foram adiados pela pandemia. Isso, por outro lado, deu aos organizadores mais tempo para se estruturar, o que, segundo Mario, acabou sendo positivo.

Festival da Cachaça de Pipa: cultura no foco

E a estrutura é promissora. O evento acontece em uma arena coberta que será montada em um terreno de 600 m² próximo à praia da Baía dos Golfinhos.

A captação dos expositores começou nessa semana. Alguns produrores já demonstraram interesse, segundo a organização, mas ainda falta a formalização para que as marcas participantes possam ser anunciadas oficialmente.

Segundo o planejamento, serão 25 estandes para os produtores de cachaça nordestinos. Outros dez serão reservados para empresas de outras regiões, caso haja interesse.

Um dos atrativos para que esse interesse aconteça é que não será cobrado nada das marcas que quiserem ter um estande no evento.

“Nosso objetivo é que ao logo do tempo, a gente transforme o Festival da Cachaça de Pipa em um ponto de encontro da Cachaça do Nordeste com a das outras regiões, em especial o Centro-Oeste e o Sudeste”, diz Mario.

A organização do evento planejou uma série de atrações ligadas à cultura popular potiguar, a exemplo de apresentações do coco de zambe (dança de origem afro das comunidades quilombola da região), do drama cantado (tradição nativa de Pipa) e de quadrilhas juninas estilizadas, além, claro, das bandas de forró pé de serra para os visitnates entrarem no clima junino. Quentão também não vai faltar.

Na parte ambiental, o Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas, terá estande e fará palestras sobre o trabalho de preservação das espécies desenvolvido pela instituição.

Mario também planeja uma espécie de “mini-ranking”, com voto popular e de especialistas para premiar os melhores destilados do evento, depois de degustações às cegas programadas para os três dias do evento.

E, claro, teremos as doces e deliciosas cachaças nordestinas para bebermos diante do belo e cálido mar nordestino.

Para maiores informações, é só contatar a organização do Festival de Cultura e Cachaça de Pipa pelo WhatsApp (clique aqui).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui