Programa João Pessoa Sustentável é apresentado aos agentes de saúde das comunidades do Complexo Beira Rio

A Prefeitura da Capital, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário nas oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio (CBR), realizou, na manhã desta terça-feira (10), a primeira reunião com os agentes de saúde do território CBR. O encontro, que teve o objetivo de apresentar o programa a esses profissionais que lidam diretamente com a população dessas comunidades, aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

Para Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, “esse encontro é de extrema importância porque os agentes de saúde estão lidando diretamente com as famílias que o programa vai atender. Portanto, se faz indispensável essa troca de experiências e a informação sobre as ações da Prefeitura nessas comunidades. Esses profissionais são multiplicadores e, por isso, é preciso também ouvi-los, pois algumas demandas das comunidades serão trazidas a partir desses agentes públicos que atuam nesse território”, pontuou.

Para Adriana Nóbrega, agente de saúde da comunidade Padre Hildon Bandeira, é muito importante trabalhar diretamente com essas famílias carentes e acompanhar a mudança das que precisarão ser realocadas porque vivem em estado de insalubridade. “A saúde está relacionada a uma melhor qualidade de vida que inclui moradia digna, saneamento básico e tudo que envolve boas condições para os cidadãos. Saúde pública é bem-estar social”, concluiu Adriana.

O agente comunitário da saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população às equipes responsáveis. Por isso, é fundamental a participação desses agentes na construção de comunidades e bairros mais estruturados.

Plano de Desenvolvimento Comunitário – É responsável pela implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial baseado em três pilares: Sustentabilidade Territorial, Geração de Trabalho e Renda e Inclusão de Gênero e pela instalação dos quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos) nas Comunidades atendem diretamente à população do Complexo Beira Rio.

Também compete ao PDC propor ações conjuntas com diversas secretarias na implementação das políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, além de melhoria de renda através de atividades que incentivem à qualificação profissional resultando na empregabilidade. Todas essas ações partem do diálogo constante com a comunidade para que ela participe ativamente de cada etapa do desenvolvimento do Programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui