ALPB aprova elevação das Comarcas de Guarabira e Sousa à 3ª Entrância do Poder Judiciário

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, a elevação das Comarcas dos municípios de Guarabira e Sousa à 3ª Entrância do Poder Judiciário do Estado. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2022, de autoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi aprovado em 1º e 2º Turnos nesta terça-feira (24). De acordo com os deputados, a decisão trará agilidade aos processos judiciários nas regiões contempladas.

De acordo com o texto apresentado pelo presidente do TJPB, desembargador Saulo Benevides, as comarcas de ambos os municípios, atendem aos critérios estabelecidos pela Lei de Organização e Divisão Judiciárias (Loje), que diz respeito ao número mínimo populacional, de eleitores e de processos distribuídos nos últimos 12 meses.

“A decisão objetiva o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, repovoando, sobretudo, comarcas que sofrem com a falta de magistrados”, explicou o desembargador-presidente do TJPB.

Para o deputado Raniery Paulino, a elevação de Entrâncias ressalta a importância da atenção do TJPB para as demais cidades do Estado. “Ganham relevo as Comarcas de Sousa e Guarabira, e ganham nosso voto e nosso apreço. É importante esse olhar para o interior da Paraíba por parte do TJPB e quero neste momento enaltecer a postura do presidente Saulo Benevides, Tenho certeza que o governador do Estado, João Azevêdo, sancionará o projeto de lei votado nesta Casa”, comemorou o deputado.

A deputada Camila enalteceu a decisão do Poder Judiciário e ressaltou que a partir deste gesto “a Justiça será ainda mais célere e irá prestar um serviço melhor”. “Destaco esta decisão do presidente do TJPB, desembargador Saulo Benevides, cujo objetivo é o de dar mais eficiência e rapidez aos processos judiciários. Parabenizo a todos do TJPB por este importante avanço”, completou o deputado Júnior Araújo.

Os deputados aprovaram também o PL 3.479/2021, que Institui a Política Estadual de Valorização da Mulher no Campo no âmbito do Estado. De autoria do presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, o texto visa fomentar a atividade rural das mulheres e a inclusão qualificada delas na atividade agrícola, com o desenvolvimento de ações que potencializem a sua capacidade produtiva e profissional, além de assegurar a sua plenitude emocional, física e psíquica.

O projeto busca ainda impulsionar a inclusão qualificada da mulher trabalhadora rural e conceder a estas acesso a recursos, subsídios e políticas públicas voltadas à agricultura, além de outros benefícios.  “Não podemos desconsiderar também que, mesmo as mulheres que não lideram negócios rurais, participam ativamente das atividades desenvolvidas na área. Então, torna-se necessário a realização de ações públicas que permitam maiores e melhores condições de trabalho e de permanência delas no campo”, enfatizou o autor da matéria.

E-COMMERCE

A Casa de Epitácio Pessoa se colocou de forma favorável à adequação de arrecadação do ICMS já determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Os deputados aprovaram o PL 3.831/2022, que altera a Lei nº 6.379, de 2 de dezembro de 1996, que trata do Imposto sobre Operação Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS. A matéria especifica que na comercialização de produtos pela internet parte do ICMS arrecadado deverá ser arrecadado pelo estado de destino da mercadoria, enquanto que a outra parte do imposto deverá ficar no estado de origem do produto.

VOTOS DE APLAUSOS 

Através dos Requerimentos 22.368/22 e 22.374/22, os deputados Moacir Rodrigues e Irmão César, respectivamente, apresentaram Votos de Aplausos ao time Campinense Clube, pela conquista do Campeonato Paraibano de Futebol de 2022, após partida realizada no último sábado 21 contra o Botafogo-PB.

“Parabenizamos a diretoria do clube nas pessoas do presidente Danilo Maia, vice-presidente Lenin Corrêa, diretor de Patrimônio Felipe Lima, diretor de Futebol Rômulo Farias e toda comissão do time do Campinense Clube pela conquista do seu Bicampeonato Paraibano de Futebol em 2022”, justificou o deputado Moacir.

“Os resultados recentes na principal competição regional do país consagram o clube como um dos mais importantes da região como também um dos mais importantes do estado na competição”, completou Irmão César.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui