Conhecer a construtora e a qualidade dos imóveis estão entre as informações essenciais para quem vai compra um imóvel na planta
A tomada de decisão para compra de um imóvel envolve, na maioria das vezes, uma pesquisa detalhada sobre preço, localização, opções de financiamento e as condições para comprar um imóvel pronto ou na planta.
O apartamento na planta oferece muitas vantagens, como: preços mais acessíveis; infraestrutura moderna; menos burocracia no processo de documentação e registro do imóvel; maior valorização do imóvel após a conclusão da obra.
O economista Werton Oliveira, especialista no mercado imobiliário, alerta que é preciso atenção a alguns detalhes na compra do imóvel na planta. Para ele, o principal é pesquisar a credibilidade da construtora. “Comprar um imóvel na planta é um investimento de longo prazo, então a primeira coisa que se deve verificar é a solidez da construtora que está lançando o empreendimento”.
Para Hugo Montenegro, Diretor Executivo da Alliance, a reputação é o grande patrimônio das grandes marcas do mercado. “Desde a concepção de cada projeto, todos os setores da empresa trabalham fortemente para garantir a entrega do que prometemos aos nossos clientes. Prazos, qualidade construtiva, itens das áreas comuns, documentação completa, além de todo atendimento desde o fechamento do contrato. Dessa forma, mantemos a confiança do cliente na nossa empresa, dando a certeza de que ele está fazendo um bom investimento”, afirmou.
Mesmo durante a pandemia, a construtora conseguiu manter todos seus compromissos com os clientes, mantendo 5 obras em execução, sem atrasos, e lançando mais 4 empreendimentos no período. “Mesmo em meio às adversidades dos anos que passamos, tomamos como premissa os valores da organização, que é a ética e o compromisso, e assim superamos e conseguimos honrar, cumprir e manter nossas obras”, explicou o diretor.
Quais os itens essenciais para quem vai compra um imóvel na planta
Werton Oliveira reforça que o comprador deve buscar algumas informações antes de fechar o negócio. Entre eles, estão:
1. Conhecer a documentação do empreendimento: É importante verificar se a construção do empreendimento está aprovada por alvará do município e se está registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
2. Analisar memorial descritivo: É no memorial descritivo que estão listadas todas as características do imóvel: materiais, acabamentos, equipamentos das áreas comuns e vários outros detalhes. Ao final, na entrega do imóvel, o memorial servirá para que o comprador confira os detalhes.
3. Procure referências da construtora: Saber quantos anos de atuação a construtora tem, se tem outros empreendimentos e os entregou no prazo, qual a qualidade dos imóveis já entregues, entre outras. “É importante que o comprador pesquise as informações, principalmente nos órgãos reguladores do setor. Isso vai trazer maior tranquilidade no momento de fechamento do negócio”, finalizou Oliveira.