Projeto desenvolvido pela Fundação Sistêmica possibilita que adolescentes paraibanos tenham novas oportunidades no mercado de trabalho

Neste sábado (02), os irmãos Ana Beatriz Oliveira (18), Ailson (15) e Albertom Oliveira (13), vão acordar mais cedo e por um bom motivo: darão um importante passo em suas vidas. Isto porque, eles fazem parte de um grupo de dez adolescentes que foram selecionados pela equipe da Fundação Sistêmica para integrarem uma turma que participará de uma jornada de aprendizagem sobre programação e robótica. O curso, que é totalmente gratuito, foi viabilizado graças a uma parceria da Sistêmica com a empresa de tecnologia Indra Company.
O curso, voltado a adolescentes da comunidade de Paratibe, será realizado na faculdade Uniesp. A iniciativa faz parte do Projeto Cultural Quilombola Luzes do Amanhã que, desde 2017, investe no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades orientadas por eixos temáticos como a Arte, a Educação Ambiental e a Tecnologia da Informação, contando ainda com os conteúdos de Literatura, Inteligência Emocional e Empreendedorismo.
O coordenador do projeto, Thiago Gonçalo, explica que por ser da área de tecnologia, o futuro destes jovens pode dar uma guinada com esse curso. “Enquanto quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um setor apresenta uma situação bem diferente com a falta mão de obra. A Brasscom estima que o Brasil forme 53 mil pessoas em cursos de perfil tecnológico por ano. Só que, nesse período, o mercado requer, em média, 159 mil profissionais. Ou seja, há sempre maior oferta de vagas que o número de profissionais habilitados para preenchê-las”, afirma Thiago.
A empresa Indra fez também a doação de notebooks para uso dos participantes do projeto – ferramenta fundamental nessa formação de habilidades técnicas. “Para garantir sustentabilidade a ações desse tipo, com o objetivo de oportunizar novos cursos, visitações técnicas, bem como apoiar o grupo de dança em apresentações culturais, passeios, dentre outras atividades educativas e de vivência social que fazem parte do Projeto Luzes do Amanhã, o apoio da sociedade é sempre bem-vindo”, afirma Lívio Lima, Diretor Geral da Fundação Sistêmica. Potenciais apoiadores podem contatar os números 83-99315-2549 ou 83- 99628-3529. Mais informações sobre o Projeto e outras atividades da Sistêmica são encontradas no site www.sistemica.org.br.

Serviço:
Data de início do curso: 02 de julho de 2022
Local do encontro dos alunos: Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado. Av. Jacarandá, 277 – Paratibe. João Pessoa – PB
Horários:
● 7h00 (chegada dos participantes ao local de encontro)
● 7h20 (saída com destino a faculdade Uniesp)
● 8h00 (início do curso no laboratório)
● 9h30 (término do 1º dia do curso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui