Velhice e saúde: médica revela ‘segredo’ para uma vida longa como da rainha Elizabeth II

O mundo parou na última semana, quando, aos 96 anos, a rainha do Reino Unido, Elizabeth II, morreu. A monarca era uma das figuras mais importantes da história contemporânea e, ocupando o mesmo cargo há mais de 70 anos, era exemplo de longevidade e equilíbrio. Chocolate amargo, passeio com cachorros – seus supostos hábitos eram sempre noticiados e, mesmo após sua morte, ainda geram curiosidade.  Geriatra do Hapvida, a médica Sandra Mota revela que uma velhice saudável é resultado de uma série fatores que envolvem diversas áreas da vida.

O direito à saúde, ao lazer, moradia, alimentação saudável e a prática da atividade física de forma regular estão entre os pontos destacados pela médica. Ela explica que a evolução da medicina – que tem garantido diagnósticos precoces, tratamentos e vacinas – também contribui para que as pessoas consigam viver mais, assim como fatores genéticos, sociais e físicos.

Mesmo sem ser o ‘segredo’ da longevidade, a médica ressalta o equilíbrio como a chave para conseguir desfrutar de todas as fases da vida. “Manter a mente e corpo em equilíbrio é fundamental; o convívio familiar, social; se sentir amado, seguro, é um processo que se cultiva desde a infância. Infelizmente, o despertar para essas necessidades por vezes é tardio, mas nunca é tarde para iniciar”, orienta.

A alimentação também desempenha um papel importante para o ‘equilíbrio funcional’. Conforme a médica, ela deve ser balanceada e voltada para as necessidades básicas de cada indivíduo. Em contrapartida, há hábitos que são capazes de reduzir a expectativa de vida e impactar na qualidade dos dias.  Entre eles, a geriatra cita a alimentação sem controle, o alcoolismo e tabagismo. “Eles estão associados à presença de radicais livres em excesso no organismo, contribuindo para o aparecimento de doenças crônico degenerativas”, afirma.

Além da rainha Elizabeth, outros nomes foram exemplo de longevidade. Dona Canô, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, morreu aos 105 anos, em 2012, e era conhecida por sempre prestigiar shows dos filhos, promover festas e ter uma saúde considerada ‘de ferro’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui