Prefeitura começa busca ativa nos Creis para vacinar crianças contra a Poliomielite

Começa nesta segunda-feira (19), uma ação de busca ativa para avaliação da caderneta de vacinação e imunização contra a Poliomielite, nos Centro de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de João Pessoa. A ação será realizada pela Secretaria de Saúde em parceira com a Secretaria de Educação, por meio da procura intencional de cartões de crianças, com o objetivo de identificar as situações de vulnerabilidades e risco social para doenças que podem ser prevenidas.

“Dentro do nosso planejamento iremos fazer a busca ativa da cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos, bem como criar uma metodologia para monitoramento de crianças faltosas na imunização, avaliando a caderneta”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa. Com essa estratégia, esperamos que a cobertura vacinal seja aumentada e desta forma, além de prevenir e orientar, estaremos reduzindo também novos casos de doenças imunopreveníveis”, completou o coordenador.

A ação que começa na próxima segunda, será dividida por distritos sanitários, iniciando no Distrito Sanitário I. Ao todo, inicialmente serão avaliados os cartões de vacina de 13.245 crianças matriculadas nos 92 Creis do município para crianças a partir de um ano.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Dia D de Multivacinação – No sábado (18) foram aplicadas mais de 8,7 mil vacinas em crianças e adolescentes da Capital, durante o Dia D de Multivacinação. Deste total, 1.681 foram de doses contra a Poliomielite. Foram aplicadas ainda 4.266 imunizantes do calendário básico, 1.769 de vacina contra a Influenza e 961 doses de vacina contra a Covid.

Dados – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na rede SUS – A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral. Além disso, estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.

Programação da ação de monitoramento:
– Distrito Sanitário I – 19 de setembro
– Distrito Sanitário II – 20 de setembro
– Distrito Sanitário III – 21 de setembro
– Distrito Sanitário IV – 22 de setembro
– Distrito Sanitário V – 23 de setembro

Acompanhe no link, qual Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) corresponde a cada Distrito Sanitário da Capital: https://midi.as/creis2022

Lilian Pedreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui