Bicampeão Pan-Americano no Jiu-Jitsu: Arthur Piloto participa do Campeonato Paraibano Kids II

No próximo domingo (25), o bicampeão Pan-Americano no Jiu-Jitsu Arthur Piloto participa do Campeonato Paraibano Kids II, onde lutará na categoria superpesado (até 60.500 kg). O evento ocorre das 13h às 15h30, no Ginásio do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e deve reunir cerca de 350 atletas, de quatro a 17 anos, da Paraíba e de estados vizinhos, que disputarão nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Para Alexandre Sousa, pai de Arthur Piloto “antes de se tornar um campeão mundial, o atleta deve valorizar o campeonato estadual, pois é onde tudo tem início”, defendeu.

Com apenas 12 anos, o paraibano e bicampeão Arthur Piloto já tem currículo de gente grande e coleciona, aproximadamente, 100 medalhas de ouro, reunindo todas as competições. O atleta iniciou a trajetória no Jiu-Jitsu aos oito anos de idade e, em apenas quatro anos de competição, conquistou os títulos mais importantes no cenário mundial, tornando-se um prodígio e uma referência, no cenário internacional do Jiu-Jitsu Kids.

A última grande disputada foi no Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em agosto, deste ano, onde lutou na categoria superpesado (até 60kg, na faixa amarela) e se consagrou bicampeão, ganhando mais uma vez a medalha de ouro, tornando-se o único bicampeão, no campeonato Sul-Americano, das Américas e do Nordeste.

Entre as principais vitórias estão: os títulos de bicampeão brasileiro pela Confederação Brasileira, no campeonato, em São Paulo, em 2019 e 2022; pelas Confederações Internacionais, no Pan-Americano, nos Estados Unidos, em 2020, 2021 e 2022 sendo, neste caso, o primeiro paraibano infantil a disputar e ganhar o evento, além de, atualmente, ser o único nordestino bicampeão; pela Confederação Internacional, no Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em 2019 e 2022, e campeão mundial, na categoria pesado, aos 11 anos, pela Confederação dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, em 2021, e, agora, prepara-se para o próximo desafio que é a conquista do título no Campeonato Europeu, em dezembro.

“Como pai e amante das artes marciais, sinto-me realizado através das vitórias do meu filho. Cada conquista é como se eu estivesse lá lutando. Todos esses títulos possibilitaram Arthur a ser beneficiado pelo programa Bolsa Esporte do Governo do Estado, pela bolsa internacional, além de ter o auxílio da Prefeitura de João Pessoa quanto à aquisição das passagens aéreas”, avaliou o pai de Arthur Piloto, Alexandre Sousa.

Com apenas 12 anos, o paraibano Arthur Piloto já tem currículo de gente grande

Próximo desafio 

O bicampeão Arthur piloto se prepara para tentar conquistar um título inédito para o Nordeste, no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que ocorrerá em 04 de dezembro, na Irlanda e é organizado pela Federação Nacional de Jiu-Jitsu.

“Poucos brasileiros conquistaram esse título. Na Paraíba, apenas o professor Charles conseguiu esse feito. Na categoria Kids, nenhum alcançou esse feito ainda e espero que meu filho seja agraciado com mais essa vitória”, destacou o pai do Arthur, Alexandre

Preparação 

Os treinos de Arthur Piloto são constantes, tanto a preparação técnica como o preparo físico, e ocorrem na Gracie Barra, no bairro de Cruz das Armas, com o técnico Valdênio Mendes e, no bairro do Valentina, com o técnico Lúcio Charles (campeão brasileiro, mundial e europeu de Jiu-Jitsu).

O bicampeão tem, ainda, acompanhamento de nutricionista e de um personal na musculação, além de uma hora e meia de treino no Jiu-Jitsu nas segundas, quartas e sextas.

Mais informações sobre a prática do Jiu-Jitsu 

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de origem incerta. A tradução das palavras Jiu Jitsu é “arte versátil, suave”. A prática foi trazida ao Brasil em 1915, pelo japonês Esai Maeda Koma, ou, como ficou conhecido, Conde Koma.

No Jiu Jitsu usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. São utilizados golpes traumáticos e de defesa pessoal (saídas de gravata, contra-golpes, esquivas). Porém, a principal característica da modalidade são os golpes que buscam imobilizar e neutralizar o adversário, por meio de articulação, estrangulamentos e torções das articulações, como braço, tornozelo, etc. É permitido o uso dessas técnicas de luta de chão, com ambos deitados.

Fonte: https://www.infoescola.com/artes-marciais/jiu-jitsu/

Joelma Medeiros

Assessora de imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui