Escola Municipal de João Pessoa é medalhista na etapa nacional da OBR 2022 e tem melhor resultado entre as escolas públicas do País

Alunos da Escola Municipal Frei Afonso, no bairro do Róger, conseguiram alcançar um terceiro lugar inédito no Nível 2 da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo (SP). O melhor resultado alcançado por uma escola pública do Brasil.

A equipe ‘FarLab Competition’, da escola Frei Afonso, é formada pelos estudantes Wagner Monteiro, Endryl Oliveira e Carlos da Silva. Eles disputaram com 85 equipes de todo o Brasil que foram classificadas para a etapa Nacional da OBR 2022.

“É a primeira vez que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, chega a um terceiro lugar no nível 2 em competição nacional, na categoria presencial, que é a principal categoria. Nela os alunos construíram o robô do zero. Nessa modalidade, nosso robô precisou resgatar “vítimas”, levando um kit de resgate, em um ambiente hostil e levar para um local seguro. Por muito pouco não levamos o primeiro lugar.

Ficamos empatados com o segundo lugar e o critério de desempate foi o tempo do resgate. Nossa equipe evoluiu para um nível muito alto. Ano que vem tem mais”, disse com orgulho o técnico e professor, Rodrigo Lira.

Orgulho também para o aluno Wagner Pontes que fez parte da equipe vencedora. Essa é uma conquista inédita não só para escola como também para a Paraíba. Já vínhamos tentando isso a muito tempo, mas o máximo que tínhamos conseguido foi o top 8. Com o trabalho em equipe esse ano conseguimos ganhar a etapa estadual e ficar em 3° lugar do Brasil. Tudo isso graças ao nosso professor e ao prefeito Cícero Lucena que nos proporcionou essa viagem incrível para podermos disputar etapa nacional e conseguindo esse resultado”, disse com alegria.

Modalidade virtual – Além da Escola Frei Afonso, a equipe Fire Robot da Escola Municipal Paulo Freire obteve o 3º lugar na categoria Maker, no nível 1, da modalidade Virtual da OBR. A equipe foi formada pelos alunos Ian Gabriel, Natã Alves e David Lopes, tendo como técnico o professor Robson Moura.

Na Mostra Nacional de Robótica alunos das escolas municipais Anibal Moura, Frei Afonso, Leonel Brizola e Paulo Freire apresentaram oito projetos e tiveram grande destaque durante toda a Mostra, o que demonstra ainda mais os resultados obtidos através dos investimentos na Rede Municipal de Ensino.

“A Paraíba foi muito bem representada na OBR 2022, obtendo destaque no cenário Nacional e representando não só João Pessoa, como também o nosso Estado, ficando entre as três melhores equipes do País”, disse Fagner Ribeiro, representante Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui