A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), vem trabalhando e reforçando a sinalização viária em toda a cidade. Só este ano, foram 3.664 intervenções com a finalidade de aumentar a segurança e a fluidez do tráfego, ordenar o fluxo e orientar os usuários na via.
Podemos destacar a sinalização vertical (placas), horizontal e a instalação dos dispositivos auxiliares. Foram 1.962 placas de regulamentação, indicação e advertência instaladas e revitalizadas 302 que estavam desgastadas e apagadas.
Na sinalização horizontal, que é composta por legendas, símbolos, marcas e aposto sobre o pavimento da pista de rolamento. Entre as pinturas de faixas de pedestres e lombadas físicas foram 697, utilizando pintura termoplástica e acrílica, totalizando 23.716,95 m².
E por fim, 1.005 dispositivos auxiliares, a exemplo de tachões, tachinhas, segregadores e balizadores, que proporcionam maior segurança ao usuário na via e são usados para complementar a sinalização padronizada.
Para o superintendente Expedito Leite Filho, a sinalização viária da cidade é uma prioridade do prefeito Cícero Lucena, pois além de deixar as vias mais seguras, a cidade fica mais bonita.
“Nossas equipes trabalham nos três turnos, que destacamos o turno da noite, pois o fluxo de veículo é menor, o que garante a qualidade do serviço e o não prejuízo à mobilidade urbana. Além disso, estamos sempre analisando os pontos que precisam de novos serviços e, posteriormente, realizando o planejamento para a execução. E é importante ressaltar que os condutores devem respeitar as sinalizações para reduzimos as chances de acidentes de trânsito”, orientou.
O chefe da Divisão do Sistema Viário (DSV), Carlos Fernandes, falou que o trabalho é contínuo e que neste ano abrangeu vários bairros da Capital. “A agilidade e a qualidade do trabalho são possíveis, porque trabalhamos com uma equipe qualificada e o auxílio de caminhões de sinalização próprio da Semob-JP”, afirmou.