Entenda como o fator emocional contribui para o sobrepeso e aprenda a superar esse problema

Quando comemos, o nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo, nos sentimos bem. Ao comer pelo bem-estar, muitas pessoas acabam dependentes dessa sensação e a consequência poder ser o sobrepeso.

Segundo o psicólogo da Unimed João Pessoa, Aldir Pereira, quando se busca apenas recompensa emocional, passa-se não só a comer em maior quantidade, mas também a consumir substâncias com maior potencial de produzir dopamina, e que, na maioria dos casos, não são saudáveis.

“Se há frustração em alguma área da vida e não sabemos lidar com essa emoção, então, provavelmente iremos buscar em outras áreas. Compensar problemas emocionais com a alimentação é muito comum, pois proporciona uma certa segurança, alívio e prazer”, afirmou.

A questão é que o prazer por essa “via”, segundo o psicólogo, é momentâneo e acabar prejudicando a saúde. Aldir Pereira alerta que existe um caminho para buscar resolver suas questões emocionais sem ser passar pelo sobrepeso. “Se eu trato tentando identificar de onde surge essa emoção, vou poder aprender a tolerar a situação difícil que estou vivendo me mantendo saudável”, afirmou.

Essas e outras informações sobre a relação entre a comida e a questão emocional serão exploradas durante a oficina “Sinto, logo como: sobrepeso e o fator emocional”, promovida pela Unimed João Pessoa no dia 22 deste mês, on line, das 15h às 16h.


INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas, são gratuitas e exclusivas para os clientes. Elas estão sendo feitas pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor). A oficina é voltada para clientes maiores de 18 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 27 e/ou circunferência abdominal acima de 94 cm, para homens, e 80 cm para mulheres.

Maior plano de saúde da Paraíba com uma carteira de mais de 160 mil clientes, a Unimed João Pessoa é pioneira em ações de promoção da saúde. A oficina é promovida pelo grupo Equilíbrio do Corpo, iniciativa do plano para orientar os clientes sobre como perder peso de forma saudável.


DICAS

Confira dicas sobre como lidar com as emoções e a alimentação:

– Identificar suas emoções;

– Substituir a comida por outras atividades prazerosas, como fazer uma atividade física, ou ler um livro, por exemplo;

– Evitar ter em casa alimentos com alto índice de açúcares, gorduras e sódio;

– Buscar ajuda.

 

 

Departamento de Comunicação e Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui