Casos de câncer são cada vez mais comuns no Brasil: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 704 mil casos da doença em 2023, sendo os tipos na mama, próstata e pele os com maior prevalência. O oncologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Fábio Costa, explica que o corpo passa diariamente por processos de desenvolvimento e regeneração, e é nesse momento que o câncer pode surgir.
“O corpo segue em processo de transformação, mas muitas vezes acontece algum erro no material genético, que é o material de controle das células de desenvolvimento. Quando esses erros aparecem, grupos de células de crescimento anormal podem surgir, e é quando lidamos com células que podem ser câncer”, conta.
O médico conta que o câncer, nada mais é do que um grupo de milhares de células com padrão de crescimento anormal, que tem capacidade de espalhar e afetar o funcionamento do organismo como um todo. Ele ressalta que a melhor prevenção é a adoção de um estilo de vida equilibrado.
De acordo com o especialista, medidas como realizar atividade física de maneira regular, ter uma boa rotina de sono, se alimentar de maneira saudável e minimizar o estresse e a ansiedade no dia a dia auxiliam de maneira considerável na prevenção da doença.
“Quanto mais cuidado temos com o corpo, mais predispomos as nossas células a crescerem de forma ordenada; assim cuidamos do bom desenvolvimento delas”, pontuou o oncologista do Hapvida NotreDame Intermédica.
Estimativas – Os dados do Inca estimam 704.080 novos casos de câncer no Brasil. Destes, 220.490 são de pele não melanoma, e 483.590 são todos os demais tipos. A previsão de câncer de mama é de 73.610 casos para esse ano, enquanto o câncer de próstata deve registrar 71.730 novas ocorrências.
Créditos da imagem: Freepik
Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação